sicnot

Perfil

edição da noite.JPG

Edição da Noite

SEGUNDA A SEXTA 21:00

Mundo

"O destino de Fethullah Gulen faz parte da renegociação" entre Ancara e Washington

"O destino de Fethullah Gulen faz parte da renegociação" entre Ancara e Washington

Os rebeldes sírios apoiados por forças aéreas e terrestres da Turquia tomaram esta quarta-feira a cidade de Jarablos ao Daesh. Miguel Monjardino esteve esta quarta-feira, via Skype, na Edição da Noite da SIC Notícias e disse que o que está a acontecer é uma harmonização de interesses entre Ancara e Washington e que "Ancara está a reposicionar a sua política externa em relação à Síria".

O especialista em política internacional garante também que o destino de Fethullah Gulen faz parte dessa negociação entre a Turquia e os Estados Unidos. Monjardino comentou também o plano de defesa civil, aprovado esta quarta-feira pelo governo alemão, que pede aos cidadãos para fazerem aprovisionamentos de água e alimentos, permitindo uma resposta em caso de atentados ou catástrofes naturais. O especialista diz que a Alemanha começa a tomar medidas depois dos ataques que sofreu e que começou pela base da pirâmide, ou seja, pelo povo. Miguel Monjardino lembra que "a principal função de um governo credível é proteger a sua população".

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC