sicnot

Perfil

edição da noite.JPG

Edição da Noite

SEGUNDA A SEXTA 21:00

Mundo

"O destino de Fethullah Gulen faz parte da renegociação" entre Ancara e Washington

"O destino de Fethullah Gulen faz parte da renegociação" entre Ancara e Washington

Os rebeldes sírios apoiados por forças aéreas e terrestres da Turquia tomaram esta quarta-feira a cidade de Jarablos ao Daesh. Miguel Monjardino esteve esta quarta-feira, via Skype, na Edição da Noite da SIC Notícias e disse que o que está a acontecer é uma harmonização de interesses entre Ancara e Washington e que "Ancara está a reposicionar a sua política externa em relação à Síria".

O especialista em política internacional garante também que o destino de Fethullah Gulen faz parte dessa negociação entre a Turquia e os Estados Unidos. Monjardino comentou também o plano de defesa civil, aprovado esta quarta-feira pelo governo alemão, que pede aos cidadãos para fazerem aprovisionamentos de água e alimentos, permitindo uma resposta em caso de atentados ou catástrofes naturais. O especialista diz que a Alemanha começa a tomar medidas depois dos ataques que sofreu e que começou pela base da pirâmide, ou seja, pelo povo. Miguel Monjardino lembra que "a principal função de um governo credível é proteger a sua população".

  • "O que é isto, mamã?"
    36:23
  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC