sicnot

Perfil

Mundo

Sismo de 6,8 atinge Myanmar

USGS / HANDOUT

Um sismo de magnitude 6,8 na escala de Richter abalou hoje Myanmar, informou o centro norte-americano de monitorização da atividade sísmica mundial, United States Geological Survey (USGS).

O sismo, registado a uma profundidade de 84 quilómetros, foi sentido na capital tailandesa, Banguecoque, e em Yangon (antiga Rangun), a principal cidade de Myanmar, segundo jornalistas da agência France-Presse (AFP) naquelas cidades.

O terramoto também foi sentido na cidade indiana de Calcutá.

Não há até ao momento informação sobre vítimas.

O epicentro do sismo registou-se perto de Chauk, uma cidade na margem do rio Irrawaddy a várias centenas de quilómetros a noroeste da capital birmanesa, Naypyidaw.

Soe Win, um deputado regional do município na região de Magway, disse à AFP que o sismo durou vários minutos.

"Também houve algum barulho. Um pagode desmoronou-se em Salau e um edifício também", adiantou, referindo não ter informações de vítimas.

O USGS estimou que o impacto será "relativamente localizado", mas assinalou que muitos edifícios na região são "altamente vulneráveis" a abalos.

Os sismos são relativamente comuns em Myanmar, embora o país não tenha um sismo grande desde 2012.

Lusa

  • Marcelo de volta a casa após diagnóstico de gastroenterite aguda
    3:37
  • "Todas as decisões que tomei foi sempre a pensar no Sporting primeiro"
    2:08
  • Saransk tanto anseia por Ronaldo que até lhe fizeram um vídeo e uma música
    3:07
  • Portugal quer atrair imigrantes
    1:28

    País

    O Governo prepara-se para regularizar a situação de 30 mil imigrantes ilegais que vivem em Portugal. De acordo com a edição deste sábado do semanário Expresso, o Executivo pretende também abrir portas a 75 mil novos imigrantes por ano.