sicnot

Perfil

Mundo

Forças iraquianas retomam cidade importante a sul de Mossul ao Daesh

As forças armadas iraquianas, apoiadas por ataques aéreos da coligação internacional, retomaram esta quinta-feira o controlo total de Qayyarah, uma cidade do norte do Iraque e estratégica na ofensiva para a reconquista de Mossul, atual bastião do Daesh.


"Nós controlamos toda a cidade e conseguimos, num período de tempo muito reduzido, eliminar o Daesh", anunciou o general Riyadh Jalal Tawfik, comandante das forças terrestres iraquianas, citado pela agência noticiosa francesa AFP.

O responsável indicou que unidades técnicas estão agora a limpar a cidade dos engenhos explosivos deixados pelos jihadistas antes de fugirem.

Qayyarah fica na margem ocidental do rio Tigre, a cerca de 60 quilómetros a sul de Mossul, a última grande cidade nas mãos do Daesh no Iraque, situada no norte do país.

Na terça-feira, as forças armadas, ajudadas pelos serviços de contraterrorismo (CTS) lançaram um ataque para retomar o controlo da cidade e, na quarta-feira, conseguiram chegar ao centro, garantindo a segurança de vários bairros.

O primeiro-ministro iraquiano, Haider Al-Abadi, saudou em comunicado a retomada da cidade que, segundo ele, é uma etapa fundamental para "a libertação de Mossul".

"As nossas forças heroicas obtiveram uma grande vitória, que representa uma etapa importante para a libertação de Mossul", declarou.

Lusa

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Jornalista bielorrusso come jornal após perder aposta

    Desporto

    Vyacheslav Fedorenko, editor de desporto de um importante jornal da Bielorrúsia, apostou que o Dinamo Minsk não chegaria aos play-offs da Kontinental Hockey League (KHL), uma liga internacional dominada por equipas russas. Perdeu e acabou a comer as próprias palavras, impressas em papel.