sicnot

Perfil

Mundo

Forças iraquianas retomam cidade importante a sul de Mossul ao Daesh

As forças armadas iraquianas, apoiadas por ataques aéreos da coligação internacional, retomaram esta quinta-feira o controlo total de Qayyarah, uma cidade do norte do Iraque e estratégica na ofensiva para a reconquista de Mossul, atual bastião do Daesh.


"Nós controlamos toda a cidade e conseguimos, num período de tempo muito reduzido, eliminar o Daesh", anunciou o general Riyadh Jalal Tawfik, comandante das forças terrestres iraquianas, citado pela agência noticiosa francesa AFP.

O responsável indicou que unidades técnicas estão agora a limpar a cidade dos engenhos explosivos deixados pelos jihadistas antes de fugirem.

Qayyarah fica na margem ocidental do rio Tigre, a cerca de 60 quilómetros a sul de Mossul, a última grande cidade nas mãos do Daesh no Iraque, situada no norte do país.

Na terça-feira, as forças armadas, ajudadas pelos serviços de contraterrorismo (CTS) lançaram um ataque para retomar o controlo da cidade e, na quarta-feira, conseguiram chegar ao centro, garantindo a segurança de vários bairros.

O primeiro-ministro iraquiano, Haider Al-Abadi, saudou em comunicado a retomada da cidade que, segundo ele, é uma etapa fundamental para "a libertação de Mossul".

"As nossas forças heroicas obtiveram uma grande vitória, que representa uma etapa importante para a libertação de Mossul", declarou.

Lusa

  • BE diz que é urgente preparar o país para a saída do euro
    1:10

    País

    Catarina Martins diz que é urgente preparar o país para o cenário de saída do euro. No final da reunião da mesa nacional do Bloco de Esquerda, a coordenadora do partido criticou o encontro de líderes europeus em Roma e disse ainda que a Europa da convergência chegou ao fim.

  • "Mais UE não significa mais Europa"
    0:50

    País

    O secretário-geral do PCP insiste nas críticas à União Europeia. Um dia depois da comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma, Jerónimo de Sousa defendeu, no Seixal, que o modelo europeu está esgotado e prejudica vários países, incluindo Portugal.

  • Aplicação WhatsApp acusada de permitir conversas secretas entre terroristas
    1:45
  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".