sicnot

Perfil

Mundo

Pentágono condena "provocações" de navios iranianos no Golfo Pérsico

O Pentágono condenou as "provocações" de navios iranianos no Golfo Pérsico contra barcos de guerra norte-americanos, que realizaram vários disparos de advertência.

Segundo o porta-voz do Pentágono, Peter Cook, os disparos realizaram-se "porque era a única via para evitar uma escalada da situação".

Peter Cook condenou o comportamento dos navios iranianos por ser "pouco profissional e inseguro" e colocar ambos os países em risco de uma escalada militar e um confronto.

Na quarta-feira, quatro navios militares iranianos aproximaram-se de um contratorpedeiro dos Estados Unidos com as armas a descoberto no Estreito de Ormuz.

Hoje, uma lancha rápida da Guarda Revolucionária Iraniana aproximou-se a menos de 200 metros de um navio de patrulha da Marinha dos Estados Unidos, que realizou três disparos e fez soar as sirenes de alarme, depois de tentar comunicar com os navios iranianos.

Segundo Peter Cook, nos últimos dias ocorreram pelo menos três daqueles incidentes e os navios norte-americanos estavam em operação, como sempre o fizeram, nas águas do Golfo Pérsico, onde estão localizadas importantes rotas para o comércio e tráfego marítimo internacional.

"Não sabemos quais eram as intenções dos iranianos, mas aquelas ações são inaceitáveis" e "elevam desnecessariamente a tensão" entre os dois países, disse a porta-voz do Departamento de Estado, Elizabeth Trudeau.

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Presidente do Montepio tranquiliza clientes do banco
    1:58

    Economia

    O presidente do Montepio garante que os clientes do banco podem estar seguros e reafirma que a instituição não tem qualquer exposição à Associação Mutualista. No programa da SIC Notícias Negócios da Semana, José Félix Morgado assumiu que é preciso separar ainda mais as duas instituições.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.