sicnot

Perfil

Mundo

Proibição do burkini é uma medida "discriminatória, preconceituosa e intolerante"

A Amnistia Internacional considera que a proibição do uso do burkini em várias cidades francesas é uma medida "discriminatória, alimentada por preconceitos e intolerância" e pode abrir caminho a abusos de mulheres e raparigas.

Num comunicado emitido esta quinta-feira, a Amnistia diz que a decisão constitui uma "oportunidade perdida" para pôr fim ao ataque à liberdade de expressão e religiosa das mulheres e ao direito à não-discriminação.


Numa altura em que a proibição do burkini está a ser avaliada pelo Tribunal Administrativo Francês, o director da Amnistia Internacional para a Europa considera que a justiça francesa tem nas mãos uma oportunidade de anular estas medidas preconceituosas.

  • Proibição de burkini divide opiniões em França
    3:46

    Mundo

    O debate em torno do uso do burkini continua polémico em França sobretudo depois de terem sido divulgadas imagens de polícias a multarem e a obrigarem uma mulher a despir as roupas que tapavam o corpo inteiro em plena praia. O tema já foi até abordado pelo primeiro-ministro francês, que concorda com a proibição do uso do burkini, um fato de banho que cobre todo o corpo.

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.