sicnot

Perfil

Mundo

Cinco mortos em confrontos étnicos no Mali

Pelo menos cinco pessoas morreram e outras sete ficaram feridas este sábado durante confrontos entre dois grupos étnicos na região de Mopti, no Mali, informou o governo maliano em comunicado.

Os confrontos registaram-se na localidade de Teninkou (centro do Mali) entre os nómadas 'peul' e os 'bambara', na sua maioria agricultores.

O Governo do Mali apelou à calma, mas sublinhou ter reforçado o dispositivo de segurança na zona, para evitar novos confrontos. Também abriu uma investigação judicial.

Os confrontos entre os bambara e os 'peul' são frequentes por questões relacionadas com pastagens e o uso de água, um bem escasso na região de Mopti.

Além disso, os 'bambara' acusam os 'peul' de manter vínculos com o grupo radical local Frente de Libertação de Macina, liderado pelo 'jihadista' Amadou Kouffa.

Lusa

  • Portugal vai voltar a poder levantar a voz em Bruxelas
    1:40

    Economia

    Carlos Moedas diz que Portugal vai voltar a poder levantar a voz em Bruxelas a propósito da saída do procedimento por défice excessivo. Em entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, o comissário europeu levanta dúvidas sobre a renegociação da dívida e garante que a escolha de Mário Centeno para a liderança do Eurogrupo vai depender do entendimento dos países do euro.

  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48