sicnot

Perfil

Mundo

Cinco mortos em confrontos étnicos no Mali

Pelo menos cinco pessoas morreram e outras sete ficaram feridas este sábado durante confrontos entre dois grupos étnicos na região de Mopti, no Mali, informou o governo maliano em comunicado.

Os confrontos registaram-se na localidade de Teninkou (centro do Mali) entre os nómadas 'peul' e os 'bambara', na sua maioria agricultores.

O Governo do Mali apelou à calma, mas sublinhou ter reforçado o dispositivo de segurança na zona, para evitar novos confrontos. Também abriu uma investigação judicial.

Os confrontos entre os bambara e os 'peul' são frequentes por questões relacionadas com pastagens e o uso de água, um bem escasso na região de Mopti.

Além disso, os 'bambara' acusam os 'peul' de manter vínculos com o grupo radical local Frente de Libertação de Macina, liderado pelo 'jihadista' Amadou Kouffa.

Lusa

  • Costa desvaloriza ameaça e mantém planos de visita a Angola
    2:27

    Economia

    O governo angolano reagiu duramente à acusação do Ministério público portugues contra o vice-presidente de Angola. Luanda diz que a acusação é um sério ataque à República de Angola que pode perturbar as relações entre os dois paises. António Costa desvaloriza a ameaça e mantém os planos de uma visita a Angola na primavera.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.