sicnot

Perfil

Mundo

Cinco mortos em confrontos étnicos no Mali

Pelo menos cinco pessoas morreram e outras sete ficaram feridas este sábado durante confrontos entre dois grupos étnicos na região de Mopti, no Mali, informou o governo maliano em comunicado.

Os confrontos registaram-se na localidade de Teninkou (centro do Mali) entre os nómadas 'peul' e os 'bambara', na sua maioria agricultores.

O Governo do Mali apelou à calma, mas sublinhou ter reforçado o dispositivo de segurança na zona, para evitar novos confrontos. Também abriu uma investigação judicial.

Os confrontos entre os bambara e os 'peul' são frequentes por questões relacionadas com pastagens e o uso de água, um bem escasso na região de Mopti.

Além disso, os 'bambara' acusam os 'peul' de manter vínculos com o grupo radical local Frente de Libertação de Macina, liderado pelo 'jihadista' Amadou Kouffa.

Lusa

  • Proposta criação de 77 mil empregos através de uma descida da TSU
    1:23
  • Governo enfrenta vaga de contestação
    2:35

    Economia

    O Governo enfrenta uma onda de contestação. Guardas prisionais, procuradores, professores, médicos e enfermeiros descontentes ameaçam com greves nos diferentes setores, já nos meses de março e abril.

  • 296 mortos em 2 dias de bombardeamentos em Ghouta Oriental
    2:16
  • Tiroteio na Florida foi o 18.º registado em meio escolar nos EUA desde janeiro
    1:25