sicnot

Perfil

Mundo

Ajuda humanitária chega a Al Dar al-Kariba pela primeira vez desde 2015

© Bassam Khabieh / Reuters

Uma coluna de ajuda humanitária da Cruz Vermelha, Crescente Vermelho e ONU entrou esta segunda-feira na localidade síria de Al Dar al-Kariba, na província de Homs (oeste), pela primeira vez desde 2015, informaram as organizações em comunicado.

Dezanove camiões transportando 6.700 pacotes de comida - arroz, feijão, açúcar, legumes e chá, entre outros produtos -, 200 lotes alimentares para grávidas, material e medicamentos de primeiros socorros e materiais para a reparação de instalações de água.

A ajuda destina-se aos cerca de 33.500 habitantes, muitos deles deslocados de outros pontos da Síria.

Segundo o texto, é a segunda coluna que entra na localidade desde o início do conflito, depois de uma primeira em 2015.

As organizações internacionais têm criticado os obstáculos colocados pelas partes em conflito à entrega de ajuda humanitária.

Na sexta-feira, o Gabinete de Coordenação de Assuntos Humanitários qualificou como "totalmente inaceitável" a dificuldade em aceder às populações, sublinhando que em agosto apenas uma coluna completa pôde ser encaminhada.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..