sicnot

Perfil

Mundo

Ajuda humanitária chega a Al Dar al-Kariba pela primeira vez desde 2015

© Bassam Khabieh / Reuters

Uma coluna de ajuda humanitária da Cruz Vermelha, Crescente Vermelho e ONU entrou esta segunda-feira na localidade síria de Al Dar al-Kariba, na província de Homs (oeste), pela primeira vez desde 2015, informaram as organizações em comunicado.

Dezanove camiões transportando 6.700 pacotes de comida - arroz, feijão, açúcar, legumes e chá, entre outros produtos -, 200 lotes alimentares para grávidas, material e medicamentos de primeiros socorros e materiais para a reparação de instalações de água.

A ajuda destina-se aos cerca de 33.500 habitantes, muitos deles deslocados de outros pontos da Síria.

Segundo o texto, é a segunda coluna que entra na localidade desde o início do conflito, depois de uma primeira em 2015.

As organizações internacionais têm criticado os obstáculos colocados pelas partes em conflito à entrega de ajuda humanitária.

Na sexta-feira, o Gabinete de Coordenação de Assuntos Humanitários qualificou como "totalmente inaceitável" a dificuldade em aceder às populações, sublinhando que em agosto apenas uma coluna completa pôde ser encaminhada.

Lusa

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • Portugal é o segundo país da Europa com mais emigrantes
    1:39

    País

    São 2,3 milhões os portugueses que vivem no estrangeiro, ou seja, 22% da população. O último relatório do Observatório da Emigração relativo a 2015 mostra que se manteve o mesmo número de saídas de Portugal para o estrangeiro registadas no pico atingido em 2013: acima das 110 mil por ano. O Reino Unido é o principal país de destino.

  • Descoberta produção de canábis em abrigo nuclear 

    Mundo

    A polícia britânica descobriu, no sul de Inglaterra, um antigo abrigo nuclear subterrâneo adaptado à produção de canábis em grande escala. A operação levou à detenção de cinco homens e um adolescente de 15 anos. Foram também apreendidas milhares de plantas de canábis.

  • Carnaval na Almirante Reis
    2:39

    País

    Lisboa também celebra o Carnaval e esta manhã mais de três mil crianças participaram num desfile pela Avenida Almirante Reis, alunas de escolas públicas e privadas de 24 nacionalidades. Na freguesia de Arroios vivem estrangeiros de 79 nacionalidades.