sicnot

Perfil

Mundo

Ajuda humanitária chega a Al Dar al-Kariba pela primeira vez desde 2015

© Bassam Khabieh / Reuters

Uma coluna de ajuda humanitária da Cruz Vermelha, Crescente Vermelho e ONU entrou esta segunda-feira na localidade síria de Al Dar al-Kariba, na província de Homs (oeste), pela primeira vez desde 2015, informaram as organizações em comunicado.

Dezanove camiões transportando 6.700 pacotes de comida - arroz, feijão, açúcar, legumes e chá, entre outros produtos -, 200 lotes alimentares para grávidas, material e medicamentos de primeiros socorros e materiais para a reparação de instalações de água.

A ajuda destina-se aos cerca de 33.500 habitantes, muitos deles deslocados de outros pontos da Síria.

Segundo o texto, é a segunda coluna que entra na localidade desde o início do conflito, depois de uma primeira em 2015.

As organizações internacionais têm criticado os obstáculos colocados pelas partes em conflito à entrega de ajuda humanitária.

Na sexta-feira, o Gabinete de Coordenação de Assuntos Humanitários qualificou como "totalmente inaceitável" a dificuldade em aceder às populações, sublinhando que em agosto apenas uma coluna completa pôde ser encaminhada.

Lusa

  • Captura ilegal de cavalos-marinhos na Ria Formosa
    3:02

    País

    Há cada vez menos cavalos marinhos na Ria Formosa. Cientistas da Universidade do Algarve dizem que a maior população desta espécie no mundo, que é a que existe na Ria Formosa, está ameaçada devido à captura ilegal para o mercado asiático. Dizem que, se nada for feito para travar este fenómeno, esta espécie protegida pode desaparecer em poucos anos.