sicnot

Perfil

Mundo

Dilma pede justiça, no dia do "tudo por tudo"

© Ueslei Marcelino / Reuters

Depois do depoimento, o julgamento de Dilma Rousseff prossegue hoje com os debates entre a acusação e a defesa, os pronunciamentos dos senadores e a votação. Cada senador terá 10 minutos para se manifestar na tribuna. Em seguida, o presidente do Supremo Tribunal Federal fará um relatório resumido dos argumentos de acusação e defesa e logo depois segue-se a votação que será aberta, nominal e realizada através de um painel eletrónico. Se for considerada culpada por 54 dos 81 senadores, a Presidente suspensa perderá o mandato e o direito de ocupar cargos públicos eletivos durante oito anos.

  • "Os brasileiros estão cansados deste longo processo"
    2:10

    Crise no Brasil

    Dilma Rousseff discursou esta segunda-feira no processo de destituição. No Brasil, Ivani Flora diz que os brasileiros estão a acompanhar atentamente o julgamento no Senado e que a sensação é de que os brasileiros estão cansados do longo processo. Segundo a correspondente da SIC, a manifestação contra a corrupção arrefeceu entre a população e agora só resta esperar pelo fim do julgamento para saber a reação dos brasileiros.

  • O perfil de Dilma Rousseff
    2:47

    Crise no Brasil

    Dilma Rousseff nasceu há 68 anos em Belo Horizonte, numa família de classe média-alta. Foi ministra no governo liderado por Lula da Silva e há cinco assumiu a Presidência do Brasil.

  • Governo sírio só aceitará cessar-fogo após retirada de rebeldes
    1:29

    Mundo

    O Presidente sírio Bashar Al- Assad diz que só aceitará um acordo de cessar-fogo em Alepo que inclua a retirada de todos os rebeldes da cidade. Na Alemanha, Merkel considerou que a situação na Síria é vergonhosa devido à incapacidade da comunidade internacional aliviar o conflito.

  • Quando se confunde o pedal do travão com o acelerador
    0:38

    Mundo

    Na China, chegam imagens de um acidente fora do normal. Um homem parou o carro e saiu para cumprimentar um amigo. Enquanto conversavam, a viatura começou a descair lentamente. O condutor correu de imediato para o carro. Com as mãos já no volante, tentou evitar o pior mas em vez de carregar no travão, carregou no acelerador.

  • Como (não) travar no gelo
    1:02

    Mundo

    Um vídeo gravado em Montreal, no Canadá, mostra como é quase impossível travar em estradas cobertas de gelo.