sicnot

Perfil

Mundo

Ministro da Economia de França demitiu-se

© Benoit Tessier / Reuters

O ministro da Economia de França, Emmanuel Macron, apresentou esta terça-feira a demissão, reforçando a especulação de que pretende candidatar-se às presidenciais de 2017.

A demissão de Macron, 38 anos, foi confirmada pela Presidência, que anunciou a nomeação para a pasta de Michel Sapin, que passa a acumular a Economia com as Finanças.

O antigo banqueiro de investimentos demitiu-se "para se dedicar inteiramente ao seu movimento político", informou a Presidência, referindo-se ao movimento "En Marche", que Macron fundou em abril.

A tensão entre o jovem ministro e os restantes membros do governo acentuou-se em julho, quando num comício do seu movimento, Macron afirmou que França é um país "farto de promessas incumpridas", pelo que foi criticado pelo primeiro-ministro, Manuel Valls.

O nome de Macron aparece destacado em sondagens recentes sobre eventuais aspirantes às presidenciais francesas, que se realizam a 23 de abril e a 07 de maio de 2017.

À direita, o ex-Presidente Nicolas Sarkozy, 61 anos, e o ex-primeiro-ministro Alain Juppé, 71, apresentaram-se já como candidatos.

Marine Le Pen, 48, líder da Frente Nacional, também se candidata.

Já o atual chefe de Estado, François Hollande, cuja taxa de popularidade é a mais baixa alguma vez registada por um Presidente francês desde o fim da II Guerra Mundial, afirmou recentemente que não se recandidata se não conseguir controlar o desemprego, atualmente nos 10%.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. W. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..