sicnot

Perfil

Mundo

Mais de 90 opositores do regime detidos em Caracas

O ministro das Relações Interiores, Justiça e Paz venezuelano, Néstor Reverol Torres, anunciou esta quarta-feira a detenção de mais de 90 pessoas, entre nacionais e estrangeiros, alegados paramilitares, num bairro próximo do palácio presidencial de Miraflores.

As detenções ocorreram quando a oposição venezuelana se prepara para realizar quinta-feira o que chamam de "tomada de Caracas" para exigir a realização de um referendo revogatório do mandato do Presidente Nicolás Maduro.

Segundo o ministro, as detenções foram feitas no bairro Macayapa, no âmbito de uma ação policial englobada no programa governamental Operação de Libertação de Proteção do Povo, que teve lugar terça-feira, no "corredor norte da cidade de Caracas".

Na operação participaram mais de 600 efetivos da Polícia Nacional Bolivariana, das Forças Armadas Venezuelanas e do Corpo de Investigações Científicas, Penais e Criminalísticas (Cicpc, antiga Polícia Técnica Judiciária).

"Presume-se que haja uma alta percentagem de paramilitares a escassos quilómetros do palácio de Miraflores, pelo que se fez uma limpeza e varredura total em todo o setor, onde estão a aumentar as invasões, para depósito de paramilitares com a finalidade de realizar atos de violência, de instabilidade da Revolução Bolivariana", lê-se num comunicado do Ministério das Relações Interiores, Justiça e Paz Venezuela.

O MIJP insiste que está em curso um golpe de estado contra o Governo do Presidente Nicolás Maduro e anuncia que vão ser realizadas, "de maneira imprevista", operações na Grande Caracas (capital e cidades vizinhas) e nos Estados com maior incidência de delitos no país.

"Com estas ações vamos derrotar o golpe de estado contra o Governo legitimamente constituído, do nosso comandante Presidente Nicolás Maduro Moros. Vamos eliminar a violência em todas as suas manifestações e continuaremos construindo a pátria e a revolução bolivariana, Vamos ir a todos os espaços que sejam necessários para libertar o povo destes grupos paramilitares", conclui.

Em fotos divulgadas por aquele ministério aparecem dezenas de indivíduos, sentados no chão, que terão sido tiradas durante a operação policial.

As autoridades venezuelanas não divulgaram a identificação dos detidos, nem confirmaram se durante a operação policial foi confiscado algum tipo de armamento.

Lusa

  • Primeiro-ministro holandês liga a Costa para explicar palavras de Dijsselbloem
    2:23

    País

    António Costa pediu que Djisselbloem desaparecesse da Presidência do Eurogrupo. Após esta tomada de posição, o primeiro-ministro holandês ligou para Costa na semana passada a dar explicações. Contudo, o primeiro-ministro português não recua e volta a dizer que Dijsselbloem não tem condições para continuar, na sequência das declarações sobre copos e mulheres. Os eurodeputados do Partido Popular Europeu reforçaram também esta terça-feira o pedido de demissão.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45

    País

    Há um surto de hepatite A em Portugal. Desde janeiro, 105 pessoas foram diagnosticadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, um número superior aos casos contabilizados em todo o país nos últimos 40 anos. O surto terá começado na Holanda e está a atingir quase toda a Europa.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Novo vídeo do Daesh mostra crianças a treinar para matar
    3:35
  • Kennedy acreditava que Hitler estava vivo

    Mundo

    Um diário de John F. Kennedy vai a leilão em Boston, nos Estados Unidos da América. O diário foi escrito durante a sua breve carreira como jornalista, depois da 2.ª Guerra Mundial. No livro, foram expostas algumas teorias do antigo Presidente norte-americano, como a possibilidade de Hitler estar vivo.

    Ana Rute Carvalho

  • Trump propõe cortes orçamentais para pagar muro

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos está a propor cortes de milhões de dólares no orçamento para que os contribuintes norte-americanos, e não o México, paguem o muro a construir na fronteira entre os dois países.

  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.