sicnot

Perfil

Mundo

Hollande e Merkel pedem que trégua na Ucrânia seja duradoura

​O Presidente francês, François Hollande, e a chanceler alemã, Angela Merkel, manifestaram apoio à trégua que entrou em vigor na Ucrânia e apelaram para que seja "o princípio de um cessar-fogo duradouro".

Num comunicado conjunto, os dois dirigentes manifestaram "séria preocupação" com a situação de segurança no leste da Ucrânia, em particular na linha de separação as forças ucranianas e separatistas.

Hollande e Merkel reafirmam no texto "determinação para continuar todos os esforços" para "a plena" aplicação dos Acordos de Minsk e reiteram "o compromisso para com a soberania e integridade da Ucrânia".

O Grupo de Contacto, formado por representantes da Ucrânia, da Rússia e da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) chegou a acordo a 26 de agosto para um cessar-fogo na zona de conflito a partir de 1 de setembro, data do início do ano escolar.

Os Acordos de Minsk prevêem, desde fevereiro de 2015, um cessar-fogo no leste da Ucrânia, mas a trégua tem sido frequentemente violada.

Lusa

  • França vence o Peru e apura-se para os oitavos de final do Mundial

    Mundial 2018 / França

    A França venceu o Peru num encontro da 2.ª jornada do grupo C do Mundial 2018. Aos 34 minutos, Pogba passou para Giroud na esquerda, que tentou de pronto o remate, mas a bola saiu prensada por um defesa e chegou até à boca da baliza, onde apareceu Mbappé que praticamente só tem que encostar para pôr a França em vantagem no marcador. Ainda na primeira parte, Lucas Hernández tentou, por duas vezes consecutivas, marcar o segundo golo da França. Na segunda parte, o peruano Farfán ainda rematou várias vezes à baliza de Hugo Lloris, mas sem êxito.

  • Colisão mortal no IC1 perto da Marateca
    1:51
  • Portugal e Espanha empatados em tudo... menos nos amarelos
    1:42
  • Fase de grupos é o "momento mais crítico", diz Fernando Santos
    0:21