sicnot

Perfil

Mundo

Hollande e Merkel pedem que trégua na Ucrânia seja duradoura

​O Presidente francês, François Hollande, e a chanceler alemã, Angela Merkel, manifestaram apoio à trégua que entrou em vigor na Ucrânia e apelaram para que seja "o princípio de um cessar-fogo duradouro".

Num comunicado conjunto, os dois dirigentes manifestaram "séria preocupação" com a situação de segurança no leste da Ucrânia, em particular na linha de separação as forças ucranianas e separatistas.

Hollande e Merkel reafirmam no texto "determinação para continuar todos os esforços" para "a plena" aplicação dos Acordos de Minsk e reiteram "o compromisso para com a soberania e integridade da Ucrânia".

O Grupo de Contacto, formado por representantes da Ucrânia, da Rússia e da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) chegou a acordo a 26 de agosto para um cessar-fogo na zona de conflito a partir de 1 de setembro, data do início do ano escolar.

Os Acordos de Minsk prevêem, desde fevereiro de 2015, um cessar-fogo no leste da Ucrânia, mas a trégua tem sido frequentemente violada.

Lusa

  • Debate quinzenal no Parlamento: veja em direto e comente

    País

    As políticas de descentralização foram o tema escolhido pelo Governo para o debate quinzenal, mas a situação na Caixa Geral de Depósitos também deve marcar os trabalhos na Assembleia da República. Acompanhe aqui a discussão e participe no Minuto a Minuto SIC/Parlamento Global.

    Direto

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • Centro Hospitalar do Algarve deverá ser extinto em 2017
    2:10

    País

    O Centro Hospitalar do Algarve deverá ser extinto no próximo ano e depois da separação dos hospitais de Faro, Portimão e Lagos. Faro deverá passar a hospital universitário. A proposta da Administração Regional de Saúde deverá ser confirmada dentro de dias pelo ministro da Saúde.

  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.