sicnot

Perfil

Mundo

PM japonês na Rússia para reforçar cooperação com Putin

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, desloca-se hoje a Vladivostok para se encontrar com o Presidente russo Vladimir Putin, com o objetivo de reforçar a cooperação entre os dois países, há décadas envolvidos numa disputa pelas ilhas Curilas.

As tensões impediram os dois países de assinarem os acordos de paz formais para assinalar o fim das hostilidades de guerra, o que prejudicou o comércio e o investimento.

A visita de Abe à Rússia -- a segunda este ano -- acontece dias depois de o Kremlin anunciar que Putin vai viajar até ao Japão em dezembro, a sua primeira visita ao país desde 2005.

Especialistas veem esta recente aproximação com bons olhos, considerando que terá resultados positivos para as relações comerciais, mas duvidam que venha por fim à disputa territorial.

Ao longo dos anos, os líderes das duas nações tentaram solucionar a disputa sem sucesso.

Os dois lados confirmaram que as conversações de hoje -- que acontecem à margem de um fórum económico na cidade russa de Vladivostok -- irão tocar no tema das ilhas.

O porta-voz do Governo japonês, Yoshihide Suga, disse à agência AFP que apenas "conversas francas" podem abrir caminho para um acordo de paz. No entanto, nenhum dos lados deu sinais de estar disposto a ceder.

"As duas partes devem mostrar que são a favor de um acordo de paz mas vão tentar não expressar publicamente a sua discordância acerca das ilhas Curilas. O Japão não está pronto para abandonar as suas reivindicações e a Rússia não vai, de modo algum, reconhece-las", disse o analista político russo Konstantin Kalachev.

Lusa

  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.