sicnot

Perfil

Mundo

PM japonês na Rússia para reforçar cooperação com Putin

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, desloca-se hoje a Vladivostok para se encontrar com o Presidente russo Vladimir Putin, com o objetivo de reforçar a cooperação entre os dois países, há décadas envolvidos numa disputa pelas ilhas Curilas.

As tensões impediram os dois países de assinarem os acordos de paz formais para assinalar o fim das hostilidades de guerra, o que prejudicou o comércio e o investimento.

A visita de Abe à Rússia -- a segunda este ano -- acontece dias depois de o Kremlin anunciar que Putin vai viajar até ao Japão em dezembro, a sua primeira visita ao país desde 2005.

Especialistas veem esta recente aproximação com bons olhos, considerando que terá resultados positivos para as relações comerciais, mas duvidam que venha por fim à disputa territorial.

Ao longo dos anos, os líderes das duas nações tentaram solucionar a disputa sem sucesso.

Os dois lados confirmaram que as conversações de hoje -- que acontecem à margem de um fórum económico na cidade russa de Vladivostok -- irão tocar no tema das ilhas.

O porta-voz do Governo japonês, Yoshihide Suga, disse à agência AFP que apenas "conversas francas" podem abrir caminho para um acordo de paz. No entanto, nenhum dos lados deu sinais de estar disposto a ceder.

"As duas partes devem mostrar que são a favor de um acordo de paz mas vão tentar não expressar publicamente a sua discordância acerca das ilhas Curilas. O Japão não está pronto para abandonar as suas reivindicações e a Rússia não vai, de modo algum, reconhece-las", disse o analista político russo Konstantin Kalachev.

Lusa

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.