sicnot

Perfil

Mundo

Universidade nos EUA dá prioridade à admissão de descendentes de escravos

A universidade de Georgetown, em Washington, nos EUA, anunciou que vai dar prioridade à admissão dos descendentes de escravos, que vendeu no século XIX para pagar dívidas.

Em 1838, os jesuítas ligados àquela que é hoje uma das mais prestigiadas universidades do mundo, venderam 272 escravos para pagar contas do estabelecimento de ensino.

Em 2015 o presidente da universidade criou um grupo de trabalho para avaliar a relação histórica da instituição com a escravatura. Desse grupo saíu a decisão de facilitar o acesso a descendentes de escravos, bem como a criação um memorial público e a alteração do nome de dois dos edifícios da universidade para os de um homem e uma mulher, vendidos há mais de 100 anos.

  • Os números das eleições francesas
    0:50

    Eleições França 2017

    Os resultados definitivos mostram que Emmanuel Macron obteve 24% dos votos, na primeira volta das eleições francesas. Ficou quase três pontos à frente de Marine Le Pen, que conseguiu 21,3%. Os números oficiais, publicados pelo Ministério do Interior, dão ainda conta da taxa de abstenção: 22,2%, um ligeiro aumento face à primeira volta das presidenciais de 2012.

  • ASAE encerra em média um restaurante por dia
    1:33
  • Grupo de brasileiros em assalto milionário no Paraguai
    1:24