sicnot

Perfil

Mundo

Turquia envia tanques e maquinaria pesada para a Síria

O exército turco enviou 20 tanques para o noroeste da Síria, cinco blindados de transportes, camiões e maquinaria pesada, enquanto a artilharia turca bombardeia posições próximas dos jihadistas do Daesh, informou este sábado o diário Hürriyet.

Os tanques cruzaram a fronteira a partir do distrito de Elbeyli, na província de Kilis, que se encontra próxima da localidade síria de Al Rai, segundo a mesma fonte.

Até ao momento, os blindados tinham entrado na Síria pela localidade turca de Karkamis, situada frente a Jarablus, uma cidade síria que foi tomada pelo Daesh a poucas horas do início da ofensiva turca, com forças aliadas locais, no passado dia 24 de agosto.

O diário Sabah refere, por seu turno, que Al Rai encontra-se a oeste de Jarablus e o objetivo é o de, a partir daí, ligar ambos os territórios para desalojar os jihadistas da fronteira turca.

No momento em que os tanques cruzavam a fronteira, três foguetes Katyusha lançados a partir do território sírio controlado pelo Daesh atingiram o centro da cidade de Kilis, capital da província turca.

Este ataque não causou feridos e a artilharia turca bombardeou a zona a partir da qual foram lançados os mísseis e destruiu duas posições do EI, segundo fontes militares citadas pela CNNTürk.

Desde janeiro, 21 cidadãos turcos foram mortos nessa cidade em ataques com foguetes lançados por jihadistas e um dos objetivos da operação militar turca, batizada "Escudo de Eufrates", é expulsar os extremistas do Daesh das suas fronteiras.

Lusa

  • Coreia do Norte lança novo míssil balístico

    Mundo

    O Pentágono detetou esta sexta-feira mais um lançamento de um míssil balístico por parte da Coreia do Norte. O primeiro-ministro japonês já confirmou o lançamento, que terá atingido a zona económica exclusiva, no Mar do Japão.

  • Menino perdido na Praia da Luz foi levado à GNR por turista
    1:11

    País

    Um menino inglês, de sete anos, esteve desaparecido na quinta-feira na Praia da Luz, no Algarve, depois de se ter perdido dos pais. A GNR colocou duas equipas de investigação no local, mas ao fim de uma hora e meia o rapaz apareceu na esquadra de Lagos acompanhado por um turista a quem terá pedido ajuda.

  • Mais viagens mas menos turistas de Portugal
    1:22

    País

    Os residentes em Portugal - sejam portugueses ou estrangeiros - realizaram quatro milhões de viagens turísticas, só no primeiro trimestre do ano. Um aumento de mais de 6% nas viagens dentro do país face ao período homólogo e de mais de 15% nas viagens para fora, de avião. O estudo é do INE, o Instituto Nacional de Estatística, que permite fazer o retrato mais claro de quem viaja e porquê.

  • Algarve sozinho gera metade dos bens transacionáveis em Portugal
    4:14

    SIC 25 Anos

    O Algarve quase não tem indústria e os especialistas consideram que é excessivamente dependente do turismo. Ainda assim, sozinho contribui com metade do que Portugal gera em bens transacionáveis. A região tem problemas graves, como a falta de médicos e um custo de vida muito alto, mas continua a atrair a maior parte dos turistas e muitos estrangeiros decidem mesmo escolher a região para viver.