sicnot

Perfil

Mundo

Turquia envia tanques e maquinaria pesada para a Síria

O exército turco enviou 20 tanques para o noroeste da Síria, cinco blindados de transportes, camiões e maquinaria pesada, enquanto a artilharia turca bombardeia posições próximas dos jihadistas do Daesh, informou este sábado o diário Hürriyet.

Os tanques cruzaram a fronteira a partir do distrito de Elbeyli, na província de Kilis, que se encontra próxima da localidade síria de Al Rai, segundo a mesma fonte.

Até ao momento, os blindados tinham entrado na Síria pela localidade turca de Karkamis, situada frente a Jarablus, uma cidade síria que foi tomada pelo Daesh a poucas horas do início da ofensiva turca, com forças aliadas locais, no passado dia 24 de agosto.

O diário Sabah refere, por seu turno, que Al Rai encontra-se a oeste de Jarablus e o objetivo é o de, a partir daí, ligar ambos os territórios para desalojar os jihadistas da fronteira turca.

No momento em que os tanques cruzavam a fronteira, três foguetes Katyusha lançados a partir do território sírio controlado pelo Daesh atingiram o centro da cidade de Kilis, capital da província turca.

Este ataque não causou feridos e a artilharia turca bombardeou a zona a partir da qual foram lançados os mísseis e destruiu duas posições do EI, segundo fontes militares citadas pela CNNTürk.

Desde janeiro, 21 cidadãos turcos foram mortos nessa cidade em ataques com foguetes lançados por jihadistas e um dos objetivos da operação militar turca, batizada "Escudo de Eufrates", é expulsar os extremistas do Daesh das suas fronteiras.

Lusa

  • "Ainda falta muito em termos de estudo"
    3:51

    Opinião

    Uma equipa internacional de astrónomos, detetou, fora do Sistema Solar, sete planetas semelhantes à Terra, onde a água poderá existir em estado líquido. O anúncio foi feito esta quarta-feira pela NASA. Pedro Machado, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, esteve na Edição da Tarde para falar sobre esta descoberta.

  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.