sicnot

Perfil

Mundo

Turquia envia tanques e maquinaria pesada para a Síria

O exército turco enviou 20 tanques para o noroeste da Síria, cinco blindados de transportes, camiões e maquinaria pesada, enquanto a artilharia turca bombardeia posições próximas dos jihadistas do Daesh, informou este sábado o diário Hürriyet.

Os tanques cruzaram a fronteira a partir do distrito de Elbeyli, na província de Kilis, que se encontra próxima da localidade síria de Al Rai, segundo a mesma fonte.

Até ao momento, os blindados tinham entrado na Síria pela localidade turca de Karkamis, situada frente a Jarablus, uma cidade síria que foi tomada pelo Daesh a poucas horas do início da ofensiva turca, com forças aliadas locais, no passado dia 24 de agosto.

O diário Sabah refere, por seu turno, que Al Rai encontra-se a oeste de Jarablus e o objetivo é o de, a partir daí, ligar ambos os territórios para desalojar os jihadistas da fronteira turca.

No momento em que os tanques cruzavam a fronteira, três foguetes Katyusha lançados a partir do território sírio controlado pelo Daesh atingiram o centro da cidade de Kilis, capital da província turca.

Este ataque não causou feridos e a artilharia turca bombardeou a zona a partir da qual foram lançados os mísseis e destruiu duas posições do EI, segundo fontes militares citadas pela CNNTürk.

Desde janeiro, 21 cidadãos turcos foram mortos nessa cidade em ataques com foguetes lançados por jihadistas e um dos objetivos da operação militar turca, batizada "Escudo de Eufrates", é expulsar os extremistas do Daesh das suas fronteiras.

Lusa

  • A Verdade sobre a Mentira
    35:13
  • Elemento dos Super Dragões com medida de coação mais gravosa
    1:37

    Desporto

    Os seis arguidos da Operação Jogo Duplo, que investiga crimes de corrupção e viciação de resultados na II Liga de futebol, saíram em liberdade. A medida de coação mais gravosa é para um membro da claque Super Dragões, que terá de pagar uma caução de 5 mil euros.

  • "A Venezuela sofreu um Madurazo"
    0:32
  • "Leiam os meus lábios. Não!"
    0:12

    Mundo

    Vladimir Putin participou esta quinta-feira numa conferência, no Ártico. Questionado sobre se a Rússia tinha interferido nas últimas eleições dos Estados Unidos da América, o Presidente voltou a negar qualquer interferência, com uma frase que pensava pertencer a Ronald Reagan, mas que na verdade foi proferida por George Bush.

  • A provocação de Juncker a Trump
    0:40

    Mundo

    Jean-Claude Juncker lançou esta quinta-feira uma provocação a Donald Trump. No último dia do congresso do PPE, o presidente da Comissão Europeia disse que, se Trump incentivar outros países a sair da União Europeia, ele próprio vai apoiar a independência do Ohio e do Texas