sicnot

Perfil

Mundo

Turquia envia tanques e maquinaria pesada para a Síria

O exército turco enviou 20 tanques para o noroeste da Síria, cinco blindados de transportes, camiões e maquinaria pesada, enquanto a artilharia turca bombardeia posições próximas dos jihadistas do Daesh, informou este sábado o diário Hürriyet.

Os tanques cruzaram a fronteira a partir do distrito de Elbeyli, na província de Kilis, que se encontra próxima da localidade síria de Al Rai, segundo a mesma fonte.

Até ao momento, os blindados tinham entrado na Síria pela localidade turca de Karkamis, situada frente a Jarablus, uma cidade síria que foi tomada pelo Daesh a poucas horas do início da ofensiva turca, com forças aliadas locais, no passado dia 24 de agosto.

O diário Sabah refere, por seu turno, que Al Rai encontra-se a oeste de Jarablus e o objetivo é o de, a partir daí, ligar ambos os territórios para desalojar os jihadistas da fronteira turca.

No momento em que os tanques cruzavam a fronteira, três foguetes Katyusha lançados a partir do território sírio controlado pelo Daesh atingiram o centro da cidade de Kilis, capital da província turca.

Este ataque não causou feridos e a artilharia turca bombardeou a zona a partir da qual foram lançados os mísseis e destruiu duas posições do EI, segundo fontes militares citadas pela CNNTürk.

Desde janeiro, 21 cidadãos turcos foram mortos nessa cidade em ataques com foguetes lançados por jihadistas e um dos objetivos da operação militar turca, batizada "Escudo de Eufrates", é expulsar os extremistas do Daesh das suas fronteiras.

Lusa

  • "Fiquei absolutamente perplexo com a escolha de Elina Fraga"
    0:43

    País

    Rogério Alves diz que ficou perplexo com a escolha de Elina Fraga para a vice-presidência do PSD. Em declarações à TSF e Diário de Notícias, o antigo bastonário da Ordem dos Advogados lembra as divergências com o governo de Passos Coelho, sobretudo em matérias de justiça.

  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39
  • Assalto a Tancos e roubo de armas da PSP podem estar relacionados
    1:24

    País

    O assalto a Tancos e o roubo de armas da PSP, três recuperadas na semana passada, podem estar relacionados. O semanário Expresso avançou este sábado que há suspeitos de terem participado nos dois assaltos e o grupo, ou parte dele, atua principalmente do Algarve, com possíveis ligações a outras organizações espalhadas pelo país ou até transacionais.

  • Cessar-fogo de 30 dias na Síria
    2:07