Aquecimento global afeta oceanos, propaga doenças e ameaça segurança alimentar
05.09.2016 23h54
O aquecimento global está a afetar os oceanos, a propagar doenças entre animais e humanos e a ameaçar a segurança alimentar em todo o planeta, refere um relatório científico esta segunda-feira divulgado.
As conclusões, baseadas numa pesquisa revista por pares, foram compiladas por 80 cientistas de 12 países, disseram peritos da União Internacional para a Conservação da Natureza no Congresso Mundial sobre Conservação, que está a decorrer em Miami, com a presença de 9.000 líderes e ambientalistas.
"Todos sabemos que os oceanos sustentam o planeta. Todos sabemos que os oceanos nos dão a cada segundo o ar que respiramos", disse a diretora-geral da União Internacional para a Conservação da Natureza, Inger Andersen.
"Estamos a tornar os oceanos doentes", acrescentou.
O relatório, "Explicando o Aquecimento do Mar", é o mais "abrangente e sistemático alguma vez realizado sobre o aquecimentos dos oceanos", afirmou Dan Laffoley, um dos principais autores do estudo.
As águas do mundo absorveram mais de 93% do aquecimento provocado pelas alterações climáticas desde a década de 1970, reduzindo o calor sentido na terra, mas alterando drasticamente o ritmo de vida no oceano, disse.
"O oceano tem-nos protegido e as consequências disso são enormes", sublinhou Dan Laffoley.
O estudo incluiu vários ecossistemas marinhos, desde os micróbios às baleias, incluindo o fundo dos mares e mostra que algumas espécies se estão a deslocar em direção aos polos para águas mais frias.
"Estamos a mudar as estações no oceano", afirmou, salientando que as temperaturas mais altas vão, provavelmente mudar a proporção entre os sexos das tartarugas no futuro, porque as fêmeas são mais propensas a nascer em temperaturas mais quentes.
O estudo inclui provas de que o aquecimento dos oceanos "está a provocar o aumento de doenças em populações de plantas e animais" e também a matar os recifes de coral, referiu Dan Laffoley.
Lusa
Na Homepage
-
Governo esclarece que Bruxelas decidiu ferrovia de "alto desempenho" para mercadorias
O ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, garantiu hoje que Bruxelas decidiu sobre uma linha "de alto desempenho para mercadorias" e não há qualquer investimento atual em comboio de alta velocidade para passageiros.
26.04.2018 às 12h12
-
Chuva e termómetros a cair entre 5 e 8ºC a partir de hoje
A chuva vai regressar ao território do continente português a partir de hoje, prevendo-se também uma descida entre cinco e sete/oito graus Celsius da temperatura máxima, disse à Lusa a meteorologista Maria João Frada.
26.04.2018 às 7h14
- 2:16
-
-
Portugal continua no "pelotão da frente" na luta contra alterações climáticas
25.04.2018 às 18h07
- 2:31
-
Encerrado site responsável por quatro milhões de ataques informáticos
Um site da internet responsável por mais de quatro milhões de ataques informáticos em todo o mundo foi encerrado, no âmbito de uma operação internacional que conduziu a várias detenções, anunciaram esta quarta-feira as autoridades britânicas.
25.04.2018 às 21h12
- 7:37
- 1:27