sicnot

Perfil

Mundo

Obama e Putin insistem nas negociações sobre cessar-fogo na Síria

© Reuter

Os presidentes dos Estados Unidos e da Rússia insistiram hoje para que as suas delegações continuem a negociar um cessar-fogo na Síria visando aumentar o envio de ajuda humanitária, num encontro à margem da cimeira do G20.

Barack Obama e Vladimir Putin "esclareceram questões pendentes" e pediram ao secretário de Estado norte-americano, John Kerry, e ao seu homólogo russo, Sergei Lavrov, para que continuem as negociações, indicaram fontes da Casa Branca.

Esta segunda-feira, antes do encontro dos chefes de Estado, Kerry e Lavrov reuniram-se para discutir a redução dos combates na Síria, mas não chegaram a acordo. Esperava-se que os dois países acordassem disponibilizar ajuda humanitária aos civis de Alepo e suspender, pelo menos em parte, os bombardeamentos russos e sírios.

Os chefes da diplomacia dos dois países devem reunir-se nos próximos dias "seguramente esta semana", disseram as mesmas fontes, classificando de "construtivas" as discussões entre Obama e Putin, que estiveram reunidos cerca de uma hora e meia.

As delegações norte-americana e russa discutem a questão há semanas.

Segundo a agência noticiosa espanhola EFE, não há entendimento em relação à questão dos rebeldes apoiados pela coligação anti-jihadista, conduzida pelos Estados Unidos, serem da oposição moderada ou incluírem jihadistas da Frente al-Nosra.

De acordo com a agência France Presse, as negociações sobre o conflito terão sido afetadas por desenvolvimentos no terreno.

Tropas do Governo sírio, que é apoiado pela Rússia, ocupam a zona ocidental da cidade de Alepo, enquanto os bairros da zona oriental são controlados pelos grupos rebeldes.

O conflito na Síria já matou cerca de 300 mil pessoas em cinco anos, tendo obrigado milhões a abandonarem as suas casas.

Lusa

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • China descobre nova mutação do vírus H7N9

    Mundo

    A China descobriu uma nova mutação do vírus H7N9, considerada a mais mortífera das estirpes que causam a gripe das aves, sobretudo para aves vivas, não representando nova ameaça para os seres-humanos, informou hoje a imprensa estatal.

  • Jornalista bielorrusso come jornal após perder aposta

    Desporto

    Vyacheslav Fedorenko, editor de desporto de um importante jornal da Bielorrúsia, apostou que o Dinamo Minsk não chegaria aos play-offs da Kontinental Hockey League (KHL), uma liga internacional dominada por equipas russas. Perdeu e acabou a comer as próprias palavras, impressas em papel.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.