sicnot

Perfil

Mundo

Fósseis mais antigos do mundo podem ter 3,7 mil milhões de anos

YURI AMELIN

Uma bactéria minúscula que viveu há 3,7 mil milhões de anos pode ser a mais antiga forma de vida na Terra. Cientistas descobriram no sul da Austrália fósseis de esponjas - animais aquáticos simples. A descoberta pode indicar que, afinal, a presença animal no planeta é mais antiga do que se pensava.

Os fósseis foram descobertos por Allen Nutman, numa zona rochosa da região de Greenland. Cientistas australianos e britânicos estudaram a rocha a descobriram tratar-se de estruturas microscópicas chamadas estromatólitos.

As esponjas, acreditam os investigadores, tinham um centímetro de altura e viviam fixas em estromatólitos - rochas calcárias formadas por microrganismos -, a menos de 20 metros de profundidade. Era lá que filtravam o carbono diluído na água para obter alimentos, segundo explicam na revista Nature.

A investigação está a ser debatida por outros investigadores.

"Há alguns problemas que precisam de ser analisados", afirma Roger Buick, da Universidade de Washington em Seattle. Um deles é o facto de as rochas onde os fósseis foram encontrados terem sido sujeitas a inúmeros fatores ambientais como o calor, ao longo de milhões de anos.

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.