sicnot

Perfil

Mundo

Japão vai ter novo sistema de alerta para lançamentos de mísseis norte-coreanos

O Governo japonês vai ter um novo sistema para emitir alertas quando forem realizados lançamentos de mísseis da vizinha Coreia do Norte, informou hoje a estação de rádio e televisão pública NHK.

Atualmente, sempre que o regime de Pyongyang realiza um teste com projéteis, o sistema J-Alert notifica os Governos municipais, caso a trajetória dos mísseis implique que estes possam atingir território nipónico.

A nova rede de resposta vai alertar todos os aviões que se encontrem em espaço aéreo nipónico e todos aqueles navios que se encontrem a navegar dentro da Zona Económica Especial (ZEE, espaço que se estende a cerca de 370 quilómetros a partir das costas) do Japão.

Através do novo protocolo, o gabinete nipónico vai informar o Ministério de Transporte, a Guarda Costeira e a Agência de Pesca, que depois transmitem os dados relevantes.

A instalação do novo sistema foi dada a conhecer apenas dois dias depois de a Coreia do Norte ter lançado três mísseis de médio alcance que atingiram águas na ZEE nipónica.

A 24 de agosto, o regime de Pyongyang também disparou com êxito pela primeira vez um míssil balístico a partir de um submarino (SLBM) e o projétil percorreu cerca de 500 quilómetros até aterrar também na ZEE japonesa.

Tóquio tem protestado e denunciado repetidamente os testes de armamento de Pyongyang, que considera uma ameaça para a sua segurança nacional e uma violação das sanções impostas pelo Conselho de Segurança da ONU, em resposta ao desenvolvimento do programa nuclear e de mísseis norte-coreano.

Lusa

  • Coreia do Norte divulga imagens do lançamento de mísseis
    0:34

    Mundo

    A Coreia do Norte divulgou imagens do lançamento, de ontem, de três mísseis balísticos. Os mísseis foram disparados para o Mar do Japão e o lançamento aconteceu horas depois de a Presidente sul-coreana e o Presidente chinês se terem reunido, à margem da cimeira do G20.

  • CGTP espera milhares na 1ª manifestação nacional do ano
    1:49

    País

    A CGTP-IN conta ter "dezenas de milhares de trabalhadores" de todo o país e setores de atividade na primeira manifestação nacional do ano, marcada para esta tarde, em Lisboa, em defesa da valorização do trabalho e dos trabalhadores.Estão previstas centenas de autocarros e quatro comboios especiais, um de Braga e três do Porto, para transportar os manifestantes para a capital.De Coimbra saíram 13 autocarros, com cerca de 700 trabalhadores, de setores diferentes para exigir ao governo reposição de direitos perdidos.

  • A semana em revista

    Mundo

    Com a semana a chegar ao fim, a SIC Notícias apresenta-lhe, num único artigo, os destaques que marcaram a atualidade nos últimos dias. Um espaço onde pode ficar a saber, ou simplesmente recordar, os temas que marcaram a semana noticiosa.

    André de Jesus

  • Registadas mais de 500 queimadas em 12 horas

    País

    A Proteção Civil registou esta sexta-feira, no distrito de Viana do Castelo, entre as 06:00 e as 18:00, 515 queimadas, mais cerca de uma centena das contabilizadas na quinta-feira, sendo que três terão dado origem a incêndios florestais.