sicnot

Perfil

Mundo

Japão vai ter novo sistema de alerta para lançamentos de mísseis norte-coreanos

O Governo japonês vai ter um novo sistema para emitir alertas quando forem realizados lançamentos de mísseis da vizinha Coreia do Norte, informou hoje a estação de rádio e televisão pública NHK.

Atualmente, sempre que o regime de Pyongyang realiza um teste com projéteis, o sistema J-Alert notifica os Governos municipais, caso a trajetória dos mísseis implique que estes possam atingir território nipónico.

A nova rede de resposta vai alertar todos os aviões que se encontrem em espaço aéreo nipónico e todos aqueles navios que se encontrem a navegar dentro da Zona Económica Especial (ZEE, espaço que se estende a cerca de 370 quilómetros a partir das costas) do Japão.

Através do novo protocolo, o gabinete nipónico vai informar o Ministério de Transporte, a Guarda Costeira e a Agência de Pesca, que depois transmitem os dados relevantes.

A instalação do novo sistema foi dada a conhecer apenas dois dias depois de a Coreia do Norte ter lançado três mísseis de médio alcance que atingiram águas na ZEE nipónica.

A 24 de agosto, o regime de Pyongyang também disparou com êxito pela primeira vez um míssil balístico a partir de um submarino (SLBM) e o projétil percorreu cerca de 500 quilómetros até aterrar também na ZEE japonesa.

Tóquio tem protestado e denunciado repetidamente os testes de armamento de Pyongyang, que considera uma ameaça para a sua segurança nacional e uma violação das sanções impostas pelo Conselho de Segurança da ONU, em resposta ao desenvolvimento do programa nuclear e de mísseis norte-coreano.

Lusa

  • Coreia do Norte divulga imagens do lançamento de mísseis
    0:34

    Mundo

    A Coreia do Norte divulgou imagens do lançamento, de ontem, de três mísseis balísticos. Os mísseis foram disparados para o Mar do Japão e o lançamento aconteceu horas depois de a Presidente sul-coreana e o Presidente chinês se terem reunido, à margem da cimeira do G20.

  • Milhares protestam contra Donald Trump no Dia do Presidente
    1:55

    Mundo

    Milhares de pessoas voltaram a protestar contra Donald Trump, nos Estados Unidos da América. As marchas em várias cidades aconteceram no feriado que assinala o Dia do Presidente. Os manifestantes exigiram a destituição do chefe de Estado.

  • O mistério da morte do meio irmão de Kim Jong-un
    2:32
  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Homens e mulheres nas tarefas domésticas
    2:09

    País

    Nas gerações mais novas, já há sinais de mudança na divisão e partilha de tarefas em casa. No entanto, entre os mais velhos, as tarefas de casa são quase sempre obrigação da mulher. A igualdade entre homens e mulheres é ainda miragem dentro de casa e em termos de salários.