sicnot

Perfil

Mundo

Washington denuncia interceção perigosa de avião militar EUA por caça russo

Um responsável da Defesa norte-americana denunciou esta quarta-feira "a interceção perigosa" de um avião militar norte-americano por um caça russo sobre o Mar Negro, tendo ficado a uma distância de apenas três metros da aeronave.

"Durante a manobra de interceção, que durou cerca de 19 minutos, o SU-27 russo manteve inicialmente uma distância de nove metros, depois reduziu-a para três metros do P-8ª (Poseidon), o que é considerado perigoso e nada profissional", disse o responsável, a coberto do anonimato, antes de um anúncio do Pentágono.

Moscovo já reagiu, afirmando que os caças russos que hoje intercetaram aviões militares norte-americanos sobre o Mar Negro o fizeram "em estrito cumprimento das normas internacionais" quando aqueles tentavam espiar manobras militares russas.

O ministério da Defesa russo disse em comunicado que enviou caças SU-27 para vigiar os aviões norte-americanos P-8 Poseidon depois de eles "tentarem, por duas vezes, aproximar-se da fronteira russa sobre o Mar Negro sem os intercomunicadores ligados".

Lusa

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.