sicnot

Perfil

Mundo

Washington denuncia interceção perigosa de avião militar EUA por caça russo

Um responsável da Defesa norte-americana denunciou esta quarta-feira "a interceção perigosa" de um avião militar norte-americano por um caça russo sobre o Mar Negro, tendo ficado a uma distância de apenas três metros da aeronave.

"Durante a manobra de interceção, que durou cerca de 19 minutos, o SU-27 russo manteve inicialmente uma distância de nove metros, depois reduziu-a para três metros do P-8ª (Poseidon), o que é considerado perigoso e nada profissional", disse o responsável, a coberto do anonimato, antes de um anúncio do Pentágono.

Moscovo já reagiu, afirmando que os caças russos que hoje intercetaram aviões militares norte-americanos sobre o Mar Negro o fizeram "em estrito cumprimento das normas internacionais" quando aqueles tentavam espiar manobras militares russas.

O ministério da Defesa russo disse em comunicado que enviou caças SU-27 para vigiar os aviões norte-americanos P-8 Poseidon depois de eles "tentarem, por duas vezes, aproximar-se da fronteira russa sobre o Mar Negro sem os intercomunicadores ligados".

Lusa

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marcelo diz que é hora de valorizar o poder local
    0:40

    País

    O Presidente da República diz que este é o momento para valorizar o poder local. Sobre a descida da Taxa Social Única, Marcelo Rebelo de Sousa recusou comentar e negou que haja crispação politica entre Governo e oposição.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.