sicnot

Perfil

Mundo

Secretário-geral da NATO inicia primeira visita à Turquia após golpe falhado

O secretário-geral da NATO visita hoje a Turquia pela primeira vez desde o golpe militar fracassado naquele país que está cada vez mais envolvido no conflito na Síria.

Jens Stoltenberg deverá encontrar-se com o Presidente turco, Recep Tayyp Erdogan, na sexta-feira, mas não são conhecidos pormenores sobre a agenda, depois de a NATO ter manifestado apoio ao governo turco na sequência do golpe de julho passado.

Na sexta-feira, o vice-primeiro-ministro Nurettin Canikli afirmou que os exércitos da Turquia e dos Estados Unidos estão a discutir uma possível operação comum contra o grupo terrorista Estado Islâmico, a que Ancara é favorável.

Por outro lado, a Rússia, que também intervém na guerra civil síria e apoia o presidente Bashar al-Assad, criticou a ação turca em território sírio, que começou há duas semanas no norte do país.

A operação militar iniciou-se ao mesmo tempo que Erdogan consolida o seu poder, depois de milhares de despedimentos e detenções na administração pública e forças armadas em resposta ao golpe militar fracassado de 15 de julho.

Lusa

  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.

  • 700 milhões para armamento e equipamento militar
    1:16

    País

    Portugal vai investir nos próximos anos 700 milhões de euros em armas e equipamento militar. Segundo a imprensa de hoje, o objetivo é colocar algumas áreas das Forças Armadas a um nível similar ao dos outros aliados da NATO. É o maior volume de programas de aquisição dos últimos anos e parte das verbas vão beneficiar a indústria portuguesa que fabrica aviões, navios-patrulha, rádios e sistemas de comando e controlo.

  • Princesa Diana morreu há 20 anos. Filhos falam pela 1ª vez da intimidade
    1:15