sicnot

Perfil

Mundo

Papa apela à paz e legalidade no Gabão

O papa Francisco rezou hoje pelo Gabão, palco de violências após as presidenciais de 27 de agosto, lançando um apelo à paz e a legalidade no país petrolífero de menos de dois milhões de habitantes.

"Quero convidar a uma oração especial pelo Gabão, que atravessa um momento de grave crise política. Confiemos ao Senhor as vítimas de confrontos e os seus familiares", declarou o papa perante os milhares de fiéis reunidos na praça de São Pedro para a oração do Angelus.

"Associo-me aos bispos deste país africano para convidar as partes a rejeitaram qualquer violência e a terem sempre o bem comum como objetivo", adiantou Francisco.

O papa encorajou os habitantes do Gabão, "em particular os católicos, a serem construtores da paz, no respeito pela legalidade, diálogo e fraternidade".

No sábado, uma marcha reuniu, em Libreville, mil partidários do opositor Jean Ping, em homenagem às vítimas das violências pós-eleitorais.

Ping, que se reivindica "presidente eleito", apresentou na sexta-feira um recurso no Tribunal constitucional para impugnar os resultados das eleições que implicaram a reeleição do presidente Ali Bongo por uma curta margem de votos.

Segundo a comissão eleitoral, Ali Bongo, 57 anos, foi reeleito para um segundo mandato de sete anos, com 49,80% dos votos contra 48,23% para o líder da oposição Jean Ping. Uma diferença de 5.594 votos, num total de 627.805 recenseados.

O anúncio da reeleição de Ali Bongo a 31 de agosto provocou tumultos, pilhagens, centenas de detenções e pelo menos três mortos.

Lusa

  • Encontrado corpo de mariscador desaparecido no Barreiro

    País

    O corpo do homem com cerca de 50 anos apareceu esta manhã junto ao Clube Naval do Barreiro, na mesma zona onde tinha desaparecido na noite deste sábado. A informação já foi confirmada à SIC pela Polícia Marítima, que adiantou que o corpo já foi levado para a morgue. O alerta foi dado por volta das 22:30 de ontem pelos companheiros de nacionalidade chinesa que estavam com a vítima na apanha de bivalves na margem sul do Tejo.

  • Mais de duas mil pessoas retiradas do fogo junto ao parque Doñana, no Sul de Espanha

    Mundo

    O incêndio florestal começou ainda na noite deste sábado na aldeia de Las Peñuelas de Moguer, na província de Huelva e obrigou à evacuação de várias localidades e à retirada de mais de duas mil pessoas, de vários alojamentos turísticos (incluindo o Parador de Mazagon, dois parques de campismo e um hotel). Foi ainda ativado o plano de emergência da província.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.