sicnot

Perfil

Mundo

Polícia holandesa utiliza águias para derrubar drones em pleno voo

A polícia holandesa será a primeira do mundo a utilizar águias para derrubar drones (aparelhos não tripulados) em pleno voo, após ter submetido as aves a treinos, divulgou esta segunda-feira o portal de notícias DutchNews.

Apesar de as aves pertencerem a uma empresa privada, a polícia prevê começar a utilizar as suas próprias aves a partir do próximo verão.

As forças de segurança começaram a treinar as aves em janeiro, apesar das reservas de vários especialistas em bem-estar dos animais que advertiam que as águias podiam sofrer ferimentos nas garras durante as operações.

Um porta-voz da polícia assegurou ao diário NRC que as aves utilizadas não ficaram feridas, até à data, mas salientou que usavam proteções nas garras.

A decisão foi tomada face à preocupação pelo risco crescente de que aparelhos voadores não tripulados possam colidir com meios aéreos como helicópteros de resgate, ou entrem em espaços não autorizados, como zonas próximas de aeroportos.

Lusa

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC