sicnot

Perfil

Mundo

Polícia holandesa utiliza águias para derrubar drones em pleno voo

A polícia holandesa será a primeira do mundo a utilizar águias para derrubar drones (aparelhos não tripulados) em pleno voo, após ter submetido as aves a treinos, divulgou esta segunda-feira o portal de notícias DutchNews.

Apesar de as aves pertencerem a uma empresa privada, a polícia prevê começar a utilizar as suas próprias aves a partir do próximo verão.

As forças de segurança começaram a treinar as aves em janeiro, apesar das reservas de vários especialistas em bem-estar dos animais que advertiam que as águias podiam sofrer ferimentos nas garras durante as operações.

Um porta-voz da polícia assegurou ao diário NRC que as aves utilizadas não ficaram feridas, até à data, mas salientou que usavam proteções nas garras.

A decisão foi tomada face à preocupação pelo risco crescente de que aparelhos voadores não tripulados possam colidir com meios aéreos como helicópteros de resgate, ou entrem em espaços não autorizados, como zonas próximas de aeroportos.

Lusa

  • Enfermeiros especialistas em saúde materna retomam protesto 

    País

    Os enfermeiros especialistas em saúde materna e obstetrícia voltam quinta-feira de manhã a interromper as funções especializadas, o que pode afetar blocos de parto e maternidades. Queixam-se de "falta de resposta política adequada" e "ausência de acordos sérios".

  • Reis de Espanha enviam mensagem para funeral das vítimas portuguesas
    0:52
  • Cristas vaiada em bairro de Chelas
    1:44

    Autárquicas 2017

    Assunção Cristas promete mudanças na Gebalis, a empresa municipal que gere os bairros sociais em Lisboa. Esta manhã, a candidata do CDS à câmara visitou um bairro de Chelas, onde foi vaiada por alguns populares.

  • Prestação da casa aumenta pela primeira vez desde 2014
    1:17

    Economia

    Pela primeira vez em três anos, as taxas de juro do crédito à habitação, estão a subir. A subida é de apenas 1 euro, mas é a primeira desde 2014, depois de em maio deste ano ter estabilizado e em junho ter descido. A justificação para este aumento é a evolução das taxas euribor.

  • "Em vez de ajudarem, estavam a tirar fotos dela a morrer"
    1:13