sicnot

Perfil

Mundo

Segundo maior meteorito do mundo descoberto na Argentina

Uma equipa de investigadores descobriu em Chaco, província no norte da Argentina, um meteorito de aproximadamente 30 toneladas, o segundo maior do mundo, escreve esta segunda-feira a agência de notícias Efe.

A descoberta, indica a Efe, foi feita no fim de semana na localidade de Gancedo, numa zona onde se estima que há quatro mil anos se deu uma chuva de meteoros.

O presidente da associação de Astronomia de Chaco declarou-se surpreendido com o tamanho do meteorito, que superou as expetativas das investigações que haviam sido realizadas na zona nos últimos meses.

"Estamos numa zona promissora, as expetativas eram grandes, mas nunca pensámos que o meteorito poderia superar as 30 toneladas", vincou Mario Vesconi, citado pela Efe.

Os trabalhos de remoção do meteorito foram complicados devido à "grande quantidade de água" no poço onde o fragmento caiu, continuou o investigador.

O maior meteorito alguma vez descoberto pesa mais de 66 toneladas e foi encontrado na Namíbia.

Lusa

  • Meteorito atravessa sul de Espanha e Portugal
    0:51

    País

    Uma bola de fogo foi observada sobre o sul de Espanha e Portugal. O momento foi registado em vídeo por volta das 3:40 da madrugada do último domingo. O objeto na imagem é um meteorito que chocou com a atmosfera terrestre a cerca de 120 mil quilómetros/hora, a uma altitude de cerca de 100 quilómetros. As imagens mostram a altura em que o objeto se transforma numa brilhante bola de fogo.

  • Passos acusa Governo de "sacudir água do capote"

    País

    O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, acusou este sábado o Governo de "sacudir a água do capote" para não assumir a responsabilidade pelo que está a ser decidido, usando uma política de comunicação que considerou ser um "embuste".

  • Quase 200 polícias solidários com agentes acusados
    2:29

    País

    Perto de 200 polícias manifestaram-se este sábado na sede da PSP em Alfragide, em solidariedade com os 18 agentes acusados no processo Cova da Moura. O Sindicato Nacional de Polícia associou-se ao protesto e diz existir um aproveitamento político do caso.

  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.