sicnot

Perfil

Mundo

Segundo maior meteorito do mundo descoberto na Argentina

Uma equipa de investigadores descobriu em Chaco, província no norte da Argentina, um meteorito de aproximadamente 30 toneladas, o segundo maior do mundo, escreve esta segunda-feira a agência de notícias Efe.

A descoberta, indica a Efe, foi feita no fim de semana na localidade de Gancedo, numa zona onde se estima que há quatro mil anos se deu uma chuva de meteoros.

O presidente da associação de Astronomia de Chaco declarou-se surpreendido com o tamanho do meteorito, que superou as expetativas das investigações que haviam sido realizadas na zona nos últimos meses.

"Estamos numa zona promissora, as expetativas eram grandes, mas nunca pensámos que o meteorito poderia superar as 30 toneladas", vincou Mario Vesconi, citado pela Efe.

Os trabalhos de remoção do meteorito foram complicados devido à "grande quantidade de água" no poço onde o fragmento caiu, continuou o investigador.

O maior meteorito alguma vez descoberto pesa mais de 66 toneladas e foi encontrado na Namíbia.

Lusa

  • Meteorito atravessa sul de Espanha e Portugal
    0:51

    País

    Uma bola de fogo foi observada sobre o sul de Espanha e Portugal. O momento foi registado em vídeo por volta das 3:40 da madrugada do último domingo. O objeto na imagem é um meteorito que chocou com a atmosfera terrestre a cerca de 120 mil quilómetros/hora, a uma altitude de cerca de 100 quilómetros. As imagens mostram a altura em que o objeto se transforma numa brilhante bola de fogo.

  • Suécia conquista primeira vitória no Mundial frente à República da Coreia (1-0)

    Mundial 2018 / Suécia

    Depois de uma ausência de 12 anos nos campeonatos do mundo, a Suécia volta e começa a ganhar. Um penálti de Andreas Granqvist aos 65 minutos garantiu a vitória frente à República da Coreia na fase de grupos do Mundial. As equipas jogam pelo grupo F, onde também estão a Alemanha e o México. Veja aqui o golo e os lances da partida.

  • Combate ao terrorismo e corrupção são prioridades do novo diretor da PJ
    2:42

    País

    O novo diretor da Polícia Judiciária diz que o combate ao terrorismo e à corrupção estão entre as maiores prioridades para a PJ. Mas alerta que são precisos meios para cumprir essa missão. Luís Neves tomou posse esta manhã, depois de 20 anos ligados à investigação do crime mais violento.

  • Três mortos e mais de 200 feridos do sismo no Japão
    1:07

    Mundo

    Pelo menos três pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas na sequência de um sismo de magnitude 6,1 na escala de Richter que atingiu hoje a região oeste do Japão, segundo um novo balanço das autoridades nipónicas. Uma das vítimas mortais era uma criança de 9 anos.