Segundo maior meteorito do mundo descoberto na Argentina

Uma equipa de investigadores descobriu em Chaco, província no norte da Argentina, um meteorito de aproximadamente 30 toneladas, o segundo maior do mundo, escreve esta segunda-feira a agência de notícias Efe.

A descoberta, indica a Efe, foi feita no fim de semana na localidade de Gancedo, numa zona onde se estima que há quatro mil anos se deu uma chuva de meteoros.

O presidente da associação de Astronomia de Chaco declarou-se surpreendido com o tamanho do meteorito, que superou as expetativas das investigações que haviam sido realizadas na zona nos últimos meses.

"Estamos numa zona promissora, as expetativas eram grandes, mas nunca pensámos que o meteorito poderia superar as 30 toneladas", vincou Mario Vesconi, citado pela Efe.

Os trabalhos de remoção do meteorito foram complicados devido à "grande quantidade de água" no poço onde o fragmento caiu, continuou o investigador.

O maior meteorito alguma vez descoberto pesa mais de 66 toneladas e foi encontrado na Namíbia.

• Meteorito atravessa sul de Espanha e Portugal

Uma bola de fogo foi observada sobre o sul de Espanha e Portugal. O momento foi registado em vídeo por volta das 3:40 da madrugada do último domingo. O objeto na imagem é um meteorito que chocou com a atmosfera terrestre a cerca de 120 mil quilómetros/hora, a uma altitude de cerca de 100 quilómetros. As imagens mostram a altura em que o objeto se transforma numa brilhante bola de fogo.

• Portugal vai fechar fronteiras durante a visita do Papa

O Conselho de Ministros aprovou hoje a reposição temporária do controlo de fronteiras durante a visita do papa Francisco em maio a Fátima. A reposição do controlo de fronteiras decorrerá entre 00:00 de 10 de maio e as 00:00 de 14 de maio.

• Descoberta nova espécie de tiranossauro

Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.

• Juncker reprova com ironia apoio de Trump

Brexit

O Presidente da Comissão Europeia disse hoje com ironia que promoverá a independência do Ohio ou de Austin, no Texas, em relação aos Estados Unidos se o presidente Donald Trump continuar a incitar países europeu a seguirem o Brexit.

• "Civis devem ser prioridade absoluta no Iraque", diz Guterres

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, chegou hoje ao Iraque para abordar a situação da ajuda humanitária, e pediu que a proteção dos civis seja a "prioridade absoluta" à medida que as forças iraquianas batalham para retomar Mossul.

• Fomos conhecer o novo Samsung S8