sicnot

Perfil

Mundo

Casal espanhol recupera aliança perdida há 37 anos

Agustín Aliana e Juani Sánchez no café que agora possuem em Utebo, nos arredores de Saragoça.

heraldo.es

Agustin Aliaga perdeu a aliança no mar em Benidorm apenas cinco meses depois de casar com Juani Sanchez, em 1979. O casal já tinha perdido totalmente a esperança de a recuperar até que, em agosto passado, Jessica Nisos a encontrou quando fazia mergulho e, graças à publicação de um post no Facebook, conseguiu localizar o paradeiro do dono da aliança perdida.

"Eu estava em Benidorm por motivos profissionais e Juani sempre viveu nessa zona, de modo que nos conhecemos e casámos lá", contou Agustin ao jornal espanhol Heraldo. "Os meus sogros tinham o costume de em julho ir passar um dia à ilha de Benidorm, assim tínhamos ido lá passar o dia. De repente, estava a nadar e apercebi-me que tinha perdido a anel. Voltei à água e ainda andei algum tempo à procura, mas não tive sorte", acrescentou.

Jessica Nisos publicou uma foto da aliança no Facebook com a seguinte mensagem:

"Encontrei uma aliança quando fazia mergulho em Benidorm. Gostava de a conseguir entregar ao seu dono. Está perdida há muitos anos porque estava coberta com sedimentos. Pertence a um casal que celebrou o matrimónio a 17-02-1979. Por favor, pode partilhar esta mensagem? É importante para mim. Obrigada a todos."

Mais de 80 mil pessoas responderam ao apelo de Jessica até que um sobrinho de Agustin Aliaga, residente em Benidorm, viu o post e conseguiu pôr os tios em contacto com a mergulhadora.

Jessica recebeu mais de 300 mensagens de casais em situações idênticas mas, por fim, conseguiu desvendar a quem pertencia a aliança que tinha encontrado.

"Ela pôde ver que era realmente verdade quando eu enviei uma fotografia da certidão de casamento e outra da aliança e quando a minha mulher lhe disse o seu nome, começou a gritar de entusiasmo", disse Agustin.

"Foi uma surpresa muito agradável porque mais do que a questão material, o importante é o valor simbólico e emocional. Esta é a aliança com que casámos na igreja", explicou.

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.