sicnot

Perfil

Mundo

Casal espanhol recupera aliança perdida há 37 anos

Agustín Aliana e Juani Sánchez no café que agora possuem em Utebo, nos arredores de Saragoça.

heraldo.es

Agustin Aliaga perdeu a aliança no mar em Benidorm apenas cinco meses depois de casar com Juani Sanchez, em 1979. O casal já tinha perdido totalmente a esperança de a recuperar até que, em agosto passado, Jessica Nisos a encontrou quando fazia mergulho e, graças à publicação de um post no Facebook, conseguiu localizar o paradeiro do dono da aliança perdida.

"Eu estava em Benidorm por motivos profissionais e Juani sempre viveu nessa zona, de modo que nos conhecemos e casámos lá", contou Agustin ao jornal espanhol Heraldo. "Os meus sogros tinham o costume de em julho ir passar um dia à ilha de Benidorm, assim tínhamos ido lá passar o dia. De repente, estava a nadar e apercebi-me que tinha perdido a anel. Voltei à água e ainda andei algum tempo à procura, mas não tive sorte", acrescentou.

Jessica Nisos publicou uma foto da aliança no Facebook com a seguinte mensagem:

"Encontrei uma aliança quando fazia mergulho em Benidorm. Gostava de a conseguir entregar ao seu dono. Está perdida há muitos anos porque estava coberta com sedimentos. Pertence a um casal que celebrou o matrimónio a 17-02-1979. Por favor, pode partilhar esta mensagem? É importante para mim. Obrigada a todos."

Mais de 80 mil pessoas responderam ao apelo de Jessica até que um sobrinho de Agustin Aliaga, residente em Benidorm, viu o post e conseguiu pôr os tios em contacto com a mergulhadora.

Jessica recebeu mais de 300 mensagens de casais em situações idênticas mas, por fim, conseguiu desvendar a quem pertencia a aliança que tinha encontrado.

"Ela pôde ver que era realmente verdade quando eu enviei uma fotografia da certidão de casamento e outra da aliança e quando a minha mulher lhe disse o seu nome, começou a gritar de entusiasmo", disse Agustin.

"Foi uma surpresa muito agradável porque mais do que a questão material, o importante é o valor simbólico e emocional. Esta é a aliança com que casámos na igreja", explicou.

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.