sicnot

Perfil

Mundo

Casal espanhol recupera aliança perdida há 37 anos

Agustín Aliana e Juani Sánchez no café que agora possuem em Utebo, nos arredores de Saragoça.

heraldo.es

Agustin Aliaga perdeu a aliança no mar em Benidorm apenas cinco meses depois de casar com Juani Sanchez, em 1979. O casal já tinha perdido totalmente a esperança de a recuperar até que, em agosto passado, Jessica Nisos a encontrou quando fazia mergulho e, graças à publicação de um post no Facebook, conseguiu localizar o paradeiro do dono da aliança perdida.

"Eu estava em Benidorm por motivos profissionais e Juani sempre viveu nessa zona, de modo que nos conhecemos e casámos lá", contou Agustin ao jornal espanhol Heraldo. "Os meus sogros tinham o costume de em julho ir passar um dia à ilha de Benidorm, assim tínhamos ido lá passar o dia. De repente, estava a nadar e apercebi-me que tinha perdido a anel. Voltei à água e ainda andei algum tempo à procura, mas não tive sorte", acrescentou.

Jessica Nisos publicou uma foto da aliança no Facebook com a seguinte mensagem:

"Encontrei uma aliança quando fazia mergulho em Benidorm. Gostava de a conseguir entregar ao seu dono. Está perdida há muitos anos porque estava coberta com sedimentos. Pertence a um casal que celebrou o matrimónio a 17-02-1979. Por favor, pode partilhar esta mensagem? É importante para mim. Obrigada a todos."

Mais de 80 mil pessoas responderam ao apelo de Jessica até que um sobrinho de Agustin Aliaga, residente em Benidorm, viu o post e conseguiu pôr os tios em contacto com a mergulhadora.

Jessica recebeu mais de 300 mensagens de casais em situações idênticas mas, por fim, conseguiu desvendar a quem pertencia a aliança que tinha encontrado.

"Ela pôde ver que era realmente verdade quando eu enviei uma fotografia da certidão de casamento e outra da aliança e quando a minha mulher lhe disse o seu nome, começou a gritar de entusiasmo", disse Agustin.

"Foi uma surpresa muito agradável porque mais do que a questão material, o importante é o valor simbólico e emocional. Esta é a aliança com que casámos na igreja", explicou.

  • Celebridades protestam contra Donald Trump
    3:00

    Mundo

    Tem sido assim desde a campanha e continua. Grande parte da comunidade de artistas não está nada contente com o Presidente eleito. Vários artistas aproveitaram o dia da tomada de posse para se reunirem em Nova Iorque e protestarem contra Donald Trump.

  • "Há sobretudo um fosso entre o discurso que Trump faz e os discursos de Obama"
    6:13

    Opinião

    Cândida Pinto e Ricardo Costa estiveram no Jornal da Noite da SIC, onde analisaram a tomada de posse de Donald Trump. O Diretor de Informação da SIC disse que o discurso de Trump "mexe com a sua base de apoio" e defende que "a grande questão não vai ser a relação com a Rússia, mas sim com a China". Já a Editora de internacional disse que o discurso foi "voltado para dentro, nacionalista, partidarista, com ataque à elite de Washington".

    Ricardo Costa e Cândida Pinto

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Encontrados dez sobreviventes no hotel engolido por um avalanche em Itália
    1:44
  • Videoclipe mostra mulheres a fazer tudo o que é proibido na Arábia Saudita
    1:55

    Mundo

    Um grupo de mulheres canta, dança e faz outras coisas proibidas na Arábia Saudita como forma de protesto. O vídeo é uma crítica social à forma como as mulheres islâmicas são tratadas pelos maridos. Na letra constam frases como "Faz com que os homens desapareçam da terra" e "Eles provocam-nos doenças psicológicas". A ideia partiu de um homem, Majed al-Esa e já conta com 5 milhões de visualizações.

    Patrícia Almeida