sicnot

Perfil

Mundo

EUA renovam embargo económico a Cuba por mais um ano

O Presidente dos EUA renovou esta terça-feira por mais um ano a designada Lei do Comércio com o Inimigo, um estatuto de 1917 que sustenta o embargo económico imposto a Cuba, o que prolonga as sanções ao regime cubano.

Uma vez que o embargo económico a Cuba se baseia neste texto, que só pode ser alterado pelo Congresso, esta renovação também significa que Barack Obama continua a manter autoridade e flexibilidade para aliviar as sanções à ilha através de decretos executivos.

Obama tinha que decidir antes de 14 de setembro se prolongava as sanções a Cuba sob aquela lei, à qual o Presidente John Kennedy recorreu em 1962 para impor o embargo económico a Havana, que desde então foi renovado anualmente pelos nove Presidentes seguintes.

Lusa

  • Cinco anos depois do incêndio na Serra do Caldeirão
    5:24
  • Destaques económicos que marcaram a semana
    2:03

    Economia

    A semana ficou marcada pela tragédia provocada pelos incêndios no centro do país. No entanto importa olhar para o que se passou noutras áreas e fazer um resumo das notícias relacionadas com a economia. 

  • Martin Schulz ataca Merkel a três meses das legislativas

    Mundo

    O social-democrata alemão Martin Schulz passou este domingo à ofensiva, a três meses das eleições legislativas, ao acusar Angela Merkel de "arrogância" e de sabotar a "democracia", quando as sondagens apontam para uma larga vantagem da chanceler da Alemanha.

  • Martha, a cadela mais feia do mundo
    0:42

    Mundo

    A cadela Martha, de raça mastim napolitano ficou em primeiro lugar na edição anual do concurso que elege os cães mais feios do mundo. A cadela tem três anos, pesa 57 quilos e foi resgatada pela dona quando estava praticamente cega. Acabou por recuperar a visão depois de várias operações. Martha e a dona receberam um prémio de 1.500 dólares e uma viagem a Nova Iorque para marcarem presença em programas de televisão.