sicnot

Perfil

Mundo

Confirma-se: agosto foi o mês mais quente do ano em todo o mundo

© Eric Gaillard / Reuters

A NASA confirmou hoje que o mês de agosto foi o mais quente do ano a nível global desde há 136 anos, igualando o valor de julho, revelou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Em comunicado, o IPMA adiantou que nos últimos dois meses - julho e agosto -- a temperatura média na Terra foi a mais alta desde que há registos instrumentais globais que remontam a início de 1880.

De acordo com a informação hoje disponibilizada, desde outubro de 2016, onze meses consecutivos, que se verificam recordes mensais de temperatura média global.

O IPMA avançou ainda que a agência federal norte-americana para a Atmosfera e os Oceanos (NOAA, na sigla em inglês) ainda não publicou os valores relativos a agosto de 2016, mas referiu recentemente que o mês de julho de 2016 "tinha sido o 379.º mês com valores superiores à média do século XX, o último com anomalia negativa foi dezembro de 1984".

Já em Portugal continental, os meses de julho e agosto "igualaram o valor mais alto de temperatura máxima mensal de agosto de 2003 (32,2° Celsius), sendo os únicos três meses cujos valores estão acima de 32° Celsius, de acordo com os boletins climatológicos.

Em relação à temperatura média do mês de julho de 2016, o IPMA esclareceu que foi o segundo mais quente desde 1931 (início da série), já que apenas julho de 1989 apresentou um valor de temperatura média mais alto.

Já agosto de 2016 foi o quinto mais quente, só superado pelo de 2003, 1949, 2010 e 2005.

Nos últimos três meses - junho, julho, agosto - o valor da temperatura máxima do ar, em Portugal continental, foi o mais alto desde 1931, 30,6° Celsius, cerca de 2,9° Celsius acima do valor normal 1971-2000.

Foi ainda o segundo verão mais quente desde 1931 (depois de 2005) com o valor da temperatura média de 23,0° Celsius, cerca de 1,8° Celsius acima do valor médio.

Desde 1931, seis dos 10 verões mais quentes ocorreram depois do ano 2000, sendo o verão de 2005 o mais quente em 86 anos.

  • Este ano poderá ser o mais quente da história

    Mundo

    As temperaturas médias do mundo bateram recordes no primeiro semestre do ano, por isso 2016 poderá vir a ser considerado o ano mais quente desde existem medições, afirmou hoje a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

  • Calor. Vento e águas mais quentes, porquê?
    5:48

    País

    Este verão tem sido particularmente quente. A temperatura da água alcançou o valor mais alto dos últimos 16 anos. A vaga de calor deve-se em parte à predominância de ventos de leste. O climatologista, Carlos da Câmara, explica porque razões o vento e as águas estão mais quentes este ano.

  • Agosto teve duas ondas de calor
    6:38

    País

    Pedro Viterbo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera esteve na SIC Notícias, onde falou sobre as temperaturas, que vão aumentar nos próximos dias. Segundo Pedro Viterbo, em agosto sentiu-se duas ondas de calor no país: uma no início do mês e a outra no final. Em comparação com os outros anos, agosto foi um mês "extremamente quente", igual a agosto de 2003 e a julho deste ano. Estas temperaturas mostram que o aquecimento global "faz sentido".

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • As novas rotas da TAP em 2017
    1:59

    Economia

    No próximo ano, a TAP vai passar a voar para o Canadá. Além de Toronto, a companhia aérea vai também abrir cinco novas rotas para a Europa e aumentar algumas frequências. Fique a conhecer quais são.

  • Com este vamos arrancar-lhe uma lagriminha!

    Mundo

    Nesta redação, não se vive só de notícias. Também gostamos de nos emocionar com o mundo virtual. Imbuídos pela quadra natalícia, decidimos partilhar este vídeo polaco consigo. O que é preciso para o emocionar? Um tema com uma mensagem simples e que nos faça lembrar que somos todos feitos de carne e osso. Um toque de humor. Um sentimento sazonal, mas nunca em excesso. Um cão [é preciso haver sempre um cão]. Um enredo e algum suspense que nos prenda ao écran. Algo que nos faça engolir em seco. Foi isto que fez um site de vendas online com um anúncio com o título: "Inglês para principiantes". Então? Atingimos o nosso objetivo? Com ou sem lágrima?

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.