sicnot

Perfil

Mundo

Jovem processa pais por publicarem no Facebook fotos da sua infância

Uma jovem austríaca de 18 anos resolveu processar os pais pela publicação de fotos da sua infância, em situações que considera estarem a violar a sua privacidade. A questão é polémica, mas em alguns países a lei já definiu limites para estas situações, pondo travão a alguns abusos por parte dos pais.

Pais que publiquem fotos das suas crianças no Facebook podem um dia ver-se confrontados com a revolta dos filhos. Fotografias no banho, na sanita, ou noutras situações privadas, podem no mínimo ser causadoras de desconforto para muitos jovens adultos.

O caso da rapariga austríaca, que não quis revelar a identidade, será um entre vários, mas desta vez atingiu o extremo de a jovem decidir processar os pais porque estes se recusam a retirar as fotos do Facebook.

"Eles não tiveram vergonha, nem limites", disse ao jornal local de língua inglesa The Local. "Eles não queriam saber se era uma foto minha sentada na sanita ou deitada nua no berço. Todas as situações eram fotografadas e tornadas públicas", acrescentou.

A jovem pediu várias vezes aos pais para que retirassem as cerca de 500 fotos suas do Facebook, mas o pedido tem sido sistematicamente recusado.

"Estou cansada de não ser levada a sério pelo meus pais", desabafou para justificar a sua decisão de processar os pais.

O seu advogado, Michael Rami, considera que a legislação está do seu lado e que as imagens publicadas violam o direito de privacidade.

Em 12 anos de existência da rede social Facebook, este género de casos tende a tornar-se mais frequente, daí que em certos países a legislação já esteja bem definida. Em França, por exemplo, a violação da privacidade de um menor pode ser punida com prisão.

O pai da jovem austríaca alega que tem o direito a partilhar as fotos no Facebook porque foi ele que as tirou. O desfecho só será conhecido em novembro, quando o processo for a julgamento.

  • Debate quinzenal no Parlamento: veja em direto e comente

    País

    As políticas de descentralização foram o tema escolhido pelo Governo para o debate quinzenal, mas a situação na Caixa Geral de Depósitos também deve marcar os trabalhos na Assembleia da República. Acompanhe aqui a discussão e participe no Minuto a Minuto SIC/Parlamento Global.

    Direto

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • Centro Hospitalar do Algarve deverá ser extinto em 2017
    2:10

    País

    O Centro Hospitalar do Algarve deverá ser extinto no próximo ano e depois da separação dos hospitais de Faro, Portimão e Lagos. Faro deverá passar a hospital universitário. A proposta da Administração Regional de Saúde deverá ser confirmada dentro de dias pelo ministro da Saúde.

  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.