sicnot

Perfil

Mundo

Erdogan insta na ONU a ação global contra religioso turco exilado nos EUA

O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, instou esta terça-feira a uma ação internacional contra o religioso turco exilado nos Estados Unidos Fethullah Gulen, que acusa de orquestrar um golpe de Estado abortado contra o seu Governo.

"Gostaria de apelar a todos os nossos amigos para tomarem as medidas necessárias contra a Organização Terrorista Fethullah (FETO) nos seus países, pelo futuro dos seus próprios povos e do seu bem-estar", declarou na Assembleia-Geral da ONU, em Nova Iorque, referindo-se ao movimento de Gulen.

O clérigo, que fugiu da Turquia para a Pensilvânia e tem trabalhado nas áreas do diálogo inter-religioso e da solidariedade, rejeita de forma contundente as acusações de Erdogan de que terá organizado a tentativa de golpe militar de julho, que rapidamente foi abafada.

O chefe de Estado turco, que levou a cabo uma purga de seguidores de Gulen nas escolas e nas forças armadas enquanto endurecia o regime, disse nas Nações Unidas que o movimento do religioso está presente em 170 países, representando uma "ameaça à segurança nacional" de todos eles.

"Esta organização terrorista alimenta a profunda heresia mental de subjugar todo o mundo, muito além da Turquia. É evidente, pela nossa experiência, que se não lutarem contra a FETO agora, amanhã será demasiado tarde", comentou, referindo-se ao grupo através de um acrónimo.

Erdogan tem pressionado os Estados Unidos para extraditarem Gulen. O vice-Presidente norte-americano, Joe Biden, disse, numa visita à Turquia, que os especialistas legais e os tribunais precisariam de analisar as provas contra o clérigo.

Lusa

  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.