sicnot

Perfil

Mundo

Erdogan insta na ONU a ação global contra religioso turco exilado nos EUA

O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, instou esta terça-feira a uma ação internacional contra o religioso turco exilado nos Estados Unidos Fethullah Gulen, que acusa de orquestrar um golpe de Estado abortado contra o seu Governo.

"Gostaria de apelar a todos os nossos amigos para tomarem as medidas necessárias contra a Organização Terrorista Fethullah (FETO) nos seus países, pelo futuro dos seus próprios povos e do seu bem-estar", declarou na Assembleia-Geral da ONU, em Nova Iorque, referindo-se ao movimento de Gulen.

O clérigo, que fugiu da Turquia para a Pensilvânia e tem trabalhado nas áreas do diálogo inter-religioso e da solidariedade, rejeita de forma contundente as acusações de Erdogan de que terá organizado a tentativa de golpe militar de julho, que rapidamente foi abafada.

O chefe de Estado turco, que levou a cabo uma purga de seguidores de Gulen nas escolas e nas forças armadas enquanto endurecia o regime, disse nas Nações Unidas que o movimento do religioso está presente em 170 países, representando uma "ameaça à segurança nacional" de todos eles.

"Esta organização terrorista alimenta a profunda heresia mental de subjugar todo o mundo, muito além da Turquia. É evidente, pela nossa experiência, que se não lutarem contra a FETO agora, amanhã será demasiado tarde", comentou, referindo-se ao grupo através de um acrónimo.

Erdogan tem pressionado os Estados Unidos para extraditarem Gulen. O vice-Presidente norte-americano, Joe Biden, disse, numa visita à Turquia, que os especialistas legais e os tribunais precisariam de analisar as provas contra o clérigo.

Lusa

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55
  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Condutores apanhados a mais de 200 em corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama
    1:25
  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10
  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47