sicnot

Perfil

Mundo

Presidente iraniano encontra-se com Fidel e Raul Castro

Presidente iraniano encontra-se com Fidel e Raul Castro

O presidente do Irão encontrou-se com os irmãos Castro na primeira visita oficial a Havana, em Cuba. Hassan Rohani deslocou-se a casa do líder da revolução cubana, Fidel Castro, de 90 anos, com quem conversou durante algumas horas.

Durante a sua breve visita, Rohani reuniu-se com o líder da revolução cubana, Fidel Castro, de 90 anos e afastado do poder desde 2006, com quem teve um "fraternal intercâmbio" na sua casa, segundo indicaram os meios de comunicação oficiais da ilha.

"O distinto visitante expressou a sua satisfação por visitar Cuba e deixou clara a sua admiração pela luta, pelas conquistas e pela ajuda desinteressada a outros povos", indica a nota oficial do encontro com Fidel Castro, que foi visto pela última vez em público a 13 de agosto, por ocasião dos seus 90 anos.

O Presidente iraniano deslocou-se depois ao Palácio da Revolução para um encontro formal com Raúl Castro, com quem teve uma reunião privada de quase duas horas, em que os dois falaram sobre "o bom estado das relações" entre os seus países e sublinharam a vontade de "continuar a desenvolver vínculos de colaboração", segundo a nota oficial do encontro.

Rohani chegou na manhã de segunda-feira a Havana, acompanhado de vários ministros, incluindo os titulares das pastas da Saúde, Indústria e Minas, Ciência e Tecnologia e Negócios Estrangeiros.

Os ministros da Saúde dos dois países assinaram um memorando de entendimento para a cooperação nos campos da saúde, investigação, educação, medicamentos e tecnologia médica.

A aproximação entre o Irão e Cuba acontece numa altura em que os dois países beneficiam do levantamento de algumas sanções económicas impostas pelos Estados Unidos.

Depois de Rohani, Cuba receberá a visita do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, naquela que será a primeira deslocação de um chefe de Governo nipónico ao país comunista.

No final desta semana viaja também para Cuba o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang.

Com Lusa

  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Venda do Novo Banco terá que ser negociada em Bruxelas
    0:43

    Economia

    A venda do Novo Banco vai ter que ser negociada com Bruxelas, uma vez que o Lone Star planeia agora ficar com 65% da instituição, obrigando o Estado a manter uma posição no banco. O ministro das Finanças lembra que esta também era uma possibilidade mas salienta que o assunto está nas mãos do Banco de Portugal.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
    2:12
  • Primeiro-ministro sueco "surpreendido" com as declarações de Trump
    0:53

    Mundo

    O primeiro-ministro sueco ficou surpreendido com as declarações de Donald Trump, que, no fim de semana, se referiu a um suposto ataque terrorista no país escandinavo, relacionado com a imigração. Stefan Löfven fala na responsabilidade de usar os factos correctamente e diz que é preciso verificar a informação que é divulgada.

  • Angelina emociona-se ao falar da separação de Brad Pitt
    1:25
  • Modelo obrigada a prometer que não volta a arriscar a vida numa sessão fotográfica
    1:46