sicnot

Perfil

Mundo

Suspeito de ataque em Nova Iorque acusado de tentativa de homicídio

© Handout . / Reuters

O norte-americano de origem afegã detido por suspeita de envolvimento nos ataques com bombas em Nova Iorque e Nova Jérsia, Ahmad Khan Rahami, foi acusado de tentativa de homicídio.

Os ataques de sábado, que feriram 29 pessoas em Manhattan e levaram ao cancelamento de uma corrida do corpo de fuzileiros dos Estados Unidos em Nova Jérsia, aconteceram no mesmo dia em que um homem de origem somali, com possíveis ligações ao grupo extremista Estado Islâmico, esfaqueou várias pessoas no Minnesota, causando nove feridos.

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que se encontra em Nova Iorque para a Assembleia Geral da ONU, apelou aos norte-americanos que não "cedam ao medo".

Obama sublinhou que os investigadores não encontraram relação entre os atentados na costa leste do país e os esfaqueamentos no Minnesota, onde, segundo a polícia, o atacante fez "algumas referências a Alá".

Ahmad Khan Rahami, de 28 anos, foi inicialmente detetado por um polícia no exterior de um bar em Linden, Nova Jersey, cerca de três horas depois de o FBI divulgar uma fotografia sua e o descrever como "armado e perigoso".

Quando o agente abordou o suspeito, este sacou imediatamente de uma arma e baleou o polícia no tronco, atingindo o colete à prova de balas, informou a procuradora de Union County, Grace Park.

Seguiu-se um tiroteio em que Rahami foi várias vezes atingido. O suspeito foi levado para o hospital e operado.

Lusa

NewsSubjects:- Crime, lei e justiça - Investigação - atentados à bomba - homicídio

20160920T041049

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Jane Goodall iniciou palestra com sons semelhantes aos dos chimpanzés
    2:18

    País

    A investigadora Jane Goodall esteve esta quinta-feira em Lisboa para participar numa conferência da National Geographic. A primatóloga começou o seu discurso com sons semelhantes aos dos chimpanzés. Numa entrevista à SIC, Goodall falou sobre os chimpanzés e sobre o trabalho que continua a desenvolver em todo o mundo, em prol do ambiente, dos animais e das pessoas. 

  • NATO vai aumentar luta contra o terrorismo

    Mundo

    O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que os aliados da NATO concordaram esta quinta-feira em aumentar a luta contra o terrorismo e em "investir mais e melhor" na Aliança.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.