sicnot

Perfil

Mundo

Suspeito de ataque em Nova Iorque acusado de tentativa de homicídio

© Handout . / Reuters

O norte-americano de origem afegã detido por suspeita de envolvimento nos ataques com bombas em Nova Iorque e Nova Jérsia, Ahmad Khan Rahami, foi acusado de tentativa de homicídio.

Os ataques de sábado, que feriram 29 pessoas em Manhattan e levaram ao cancelamento de uma corrida do corpo de fuzileiros dos Estados Unidos em Nova Jérsia, aconteceram no mesmo dia em que um homem de origem somali, com possíveis ligações ao grupo extremista Estado Islâmico, esfaqueou várias pessoas no Minnesota, causando nove feridos.

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que se encontra em Nova Iorque para a Assembleia Geral da ONU, apelou aos norte-americanos que não "cedam ao medo".

Obama sublinhou que os investigadores não encontraram relação entre os atentados na costa leste do país e os esfaqueamentos no Minnesota, onde, segundo a polícia, o atacante fez "algumas referências a Alá".

Ahmad Khan Rahami, de 28 anos, foi inicialmente detetado por um polícia no exterior de um bar em Linden, Nova Jersey, cerca de três horas depois de o FBI divulgar uma fotografia sua e o descrever como "armado e perigoso".

Quando o agente abordou o suspeito, este sacou imediatamente de uma arma e baleou o polícia no tronco, atingindo o colete à prova de balas, informou a procuradora de Union County, Grace Park.

Seguiu-se um tiroteio em que Rahami foi várias vezes atingido. O suspeito foi levado para o hospital e operado.

Lusa

NewsSubjects:- Crime, lei e justiça - Investigação - atentados à bomba - homicídio

20160920T041049

  • William e Kate apresentam o filho ao mundo
    1:42
  • Marcelo defende debate alargado sobre saúde
    0:57

    País

    O Presidente da República defende que um debate profundo sobre o futuro da saúde deve envolver todos os intervenientes políticos. Para Marcelo Rebelo de Sousa quanto mais partidos estiverem envolvidos na discussão, melhor.

  • Governo apresenta medidas que privilegiam arrendamento e reabilitação
    1:16

    País

    O Governo apresentou esta tarde um novo pacote de medidas para a habitação. Trata-se de uma visão que privilegia o arrendamento e a reabilitação como formas de garantir o acesso a todas as famílias a uma habitação adequada. O primeiro-ministro diz que é preciso segurança nos contratos de arrendamento e avança por isso como uma proposta de benefícios.

  • Salah Abdeslam e cúmplice condenados a 20 anos por tentativa de assassínio de cariz terrorista
    1:11

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo, que remete para o momento em que foi detido em Bruxelas, em março de 2016. Salah Abdeslam e um cúmplice foram considerados culpados de tentativa de assassínio de cariz terrorista pela participação numa troca de tiros com a polícia belga da qual resultaram três agentes feridos. 

  • Beyoncé e a irmã caem no Coachella e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC