sicnot

Perfil

Mundo

Hollande anuncia fundo mundial para a proteção do património

O Presidente francês, François Hollande, anunciou na terça-feira à noite em Nova Iorque a criação de um fundo mundial para a salvaguarda do património ameaçado, que pode reunir 100 milhões de dólares.

"Queremos criar um fundo mundial de apoio à salvaguarda do património cultural com a ambição de angariar 100 milhões de dólares", declarou o chefe de Estado francês, no grande salão do Museu Metropolitan, dedicado ao templo egípcio de Isis.

O salão foi oferecido ao governo norte-americano pelo Egito nos anos 1960 para agradecer aos Estados Unidos pela sua participação no resgate de património ameaçado pela subida das águas do Nilo.

O novo fundo, precisou François Hollande, será criado por ocasião da conferência internacional sobre o património da humanidade ameaçado, organizada pela França e pelos Emirados Árabes Unidos a 02 e 03 de dezembro.

Este fundo "financiará o resgate das obras e monumentos, assegurará a restauração e a reconstrução de lugares de memória e formará especialistas, arqueólogos, historiadores", indicou.

"Terá um estatuto privado" e acompanhado de um "regime de incentivo fiscal" para reunir "o máximo de mecenas", disse ainda o Presidente francês.

Do Mali ao Afeganistão, passando pela Argélia, Líbia, Síria e Iraque, vários bens culturais foram destruídos por grupos extremistas nos últimos anos.

Hollande disse ainda que a França vai instar o "Conselho de Segurança (da ONU) para que fixe normas gerais de proteção", de modo a que "as regras se apliquem no quadro de operações de manutenção de paz".

Lusa

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.