sicnot

Perfil

Mundo

Hollande anuncia fundo mundial para a proteção do património

O Presidente francês, François Hollande, anunciou na terça-feira à noite em Nova Iorque a criação de um fundo mundial para a salvaguarda do património ameaçado, que pode reunir 100 milhões de dólares.

"Queremos criar um fundo mundial de apoio à salvaguarda do património cultural com a ambição de angariar 100 milhões de dólares", declarou o chefe de Estado francês, no grande salão do Museu Metropolitan, dedicado ao templo egípcio de Isis.

O salão foi oferecido ao governo norte-americano pelo Egito nos anos 1960 para agradecer aos Estados Unidos pela sua participação no resgate de património ameaçado pela subida das águas do Nilo.

O novo fundo, precisou François Hollande, será criado por ocasião da conferência internacional sobre o património da humanidade ameaçado, organizada pela França e pelos Emirados Árabes Unidos a 02 e 03 de dezembro.

Este fundo "financiará o resgate das obras e monumentos, assegurará a restauração e a reconstrução de lugares de memória e formará especialistas, arqueólogos, historiadores", indicou.

"Terá um estatuto privado" e acompanhado de um "regime de incentivo fiscal" para reunir "o máximo de mecenas", disse ainda o Presidente francês.

Do Mali ao Afeganistão, passando pela Argélia, Líbia, Síria e Iraque, vários bens culturais foram destruídos por grupos extremistas nos últimos anos.

Hollande disse ainda que a França vai instar o "Conselho de Segurança (da ONU) para que fixe normas gerais de proteção", de modo a que "as regras se apliquem no quadro de operações de manutenção de paz".

Lusa

  • Encontrado corpo de mariscador desaparecido no Barreiro

    País

    O corpo do homem com cerca de 50 anos apareceu esta manhã junto ao Clube Naval do Barreiro, na mesma zona onde tinha desaparecido na noite deste sábado. A informação já foi confirmada à SIC pela Polícia Marítima, que adiantou que o corpo já foi levado para a morgue. O alerta foi dado por volta das 22:30 de ontem pelos companheiros de nacionalidade chinesa que estavam com a vítima na apanha de bivalves na margem sul do Tejo.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.