sicnot

Perfil

Mundo

Aborígenes australianos são a mais antiga civilização da Terra

Aborígenas australianos

© Will Burgess / Reuters

O primeiro grande estudo genético aos indígenas australianos concluiu que este grupo constitui a civilização mais antiga da Terra, com mais de 50 mil anos.

O estudo - publicado hoje na revista Nature ao lado de outros dois sobre o mesmo assunto - revela informação importante sobre as origens da espécie humana e a sua história migratória, incluindo dados sobre o antepassado comum a todos os seres humanos não africanos que hoje habitam o planeta.

De acordo com os resultados da análise ao ADN em dois dos estudos, a maioria dos euro-asiáticos descende de uma única migração de África, há cerca de 72 mil anos.

Desta migração houve uma separação - um grupo aventurou-se por mar há cerca de 58 mil anos e chegou ao continente australiano há 50 mil anos. Deu origem aos aborígenes australianos e aos papuas - antepassados dos indígenas da Papua-Nova Guiné. Ainda antes dos continentes se separarem, as populações papua e aborígene divergiram entre si há cerca de 37.000 anos.

Papuas da Nova Guiné

Papuas da Nova Guiné

CHARLES DHARAPAK / AP

Desde então que os aborígenes australianos permaneceram quase isolados, até há cerca de 4 mil anos. De qualquer forma, nos milhares de anos que demoraram a chegar à Austrália, estiveram em contacto com vários outras espécies de hominídeos. Daqui resulta que cerca de 4% do seu genoma permaneça um mistério.

Para chegar a estas conclusões, uma equipa internacional de cientistas na Universidade de Copenhaga sequenciou os genomas de 25 papuas e de 83 aborígenes do grupo que fala Pama-Nyungan que corresponde a 90% dos que habitam a Austrália.

Um segundo estudo, de uma equipa da Universidade de Harvard, sequenciou os genomas de 300 pessoas de 142 diferentes populações para identificar alterações genéticas que explicassem características dos seres humanos modernos, como pintar as cavernas ou fabricar e utilizar instrumentos sofisticados. Mas não as encontraram.

Há ainda muitos espaços em branco por preencher no que se refere à origem e à evolução do ser humano atual, bem como sobre a migração de África.

Um terceiro estudo vem apoiar a teoria que houve duas migrações vindas de África. Cientistas da Estónia encontraram provas de uma massiva migração de homens modernos há 75 mil anos e de uma outra anterior há 120 mil anos - que acreditam ter sido responsável por 2% do atual genoma dos papuas.

A chave para desvendar melhor a história do ser humano moderno será analisar lado a lado provas genéticas e arqueológicas.

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Polícia espanhola libertou um dos chilenos que fugiu de Caxias
    2:07

    País

    Os dois chilenos que este domingo fugiram da prisão de Caxias foram encontrados em Espanha, encaminhados para uma esquadra, mas apenas um ficou detido porque tinha um passaporte ilegal e deverá ser extraditado. O segundo já saiu em liberdade porque Portugal só emitiu os mandados de detenção internacionais esta segunda-feira.

  • Marcelo lembra as consequências da demissão de Vítor Gaspar
    1:06

    Caso CGD

    O Presidente da República reitera que o assunto Caixa Geral de Depósitos está fechado. Em entrevista à TVI, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou esta segunda-feira as consequências que a demissão de Vítor Gaspar, ministro das Finanças em 2013, provocou no sistema financeiro para justificar o facto de ter intervindo na polémica com as SMS trocadas entre Mário Centeno e António Domingues.

  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • China descobre nova mutação do vírus H7N9

    Mundo

    A China descobriu uma nova mutação do vírus H7N9, considerada a mais mortífera das estirpes que causam a gripe das aves, sobretudo para aves vivas, não representando nova ameaça para os seres-humanos, informou hoje a imprensa estatal.

  • Pelo menos 18 detidos em protestos no Rio de Janeiro

    Mundo

    Pelo menos 18 pessoas foram esta segunda-feira detidas no Rio de Janeiro, Brasil, depois de confrontos com a polícia durante um protesto contra a privatização da empresa pública de saneamento, que serve o terceiro estado mais povoado do país.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.