sicnot

Perfil

Mundo

Cerca de 500 milhões de contas do Yahoo foram pirateadas

Bebeto Matthews

O Yahoo anunciou esta quinta-feita que 500 milhões de contas dos seus utilizadores foram pirateadas no final de 2014, o que poderá a afetar as negociações em curso para a venda do seu principal negócio.

Segundo o Yahoo, o pirata informático foi "apoiado por um Estado" e conseguiu obter informações pessoais, como números de telefone, email, datas de nascimento e senhas de 500 milhões de usuários.

A falha de segurança por ter implicações no contrato de compra da Yahoo pelo gigante das telecomunicações Verizon, no valor de 4.800 milhões dólares (cerca de 4.200 milhões de euros) e que aguarda a aprovação dos órgãos reguladores.

"A Yahoo está a trabalhar em conjunto com as agências de segurança. A pirataria informática apoiada por estados tornou-se cada vez mais comum na indústria tecnológica", acrescenta a empresa, com sede em Santa Clara, Califórnia, num comunicado divulgado esta quinta-feira.

No verão, a empresa informou que estava a investigar um pirata informático denominado "Peace", que assegurou ter os dados privados de 200 milhões de utilizados dos serviços da Yahoo.

"Peace" vende os dados pessoais, contas de correio eletrónico e contrassenhas na denominada "dark web" (internet clandestina), com acesso anónimo e que apoia a atividade dos piratas informáticos, por um preço total de 3 bitcoins, o equivalente a 1.800 dólares (cerca de 1.600 euros).

Lusa

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.