sicnot

Perfil

Mundo

Presidente do Panamá diz que evasão fiscal é um problema mundial

© Eduardo Munoz / Reuters

O aparecimento de uma nova lista de sociedades offshore nas ilhas Bahamas mostra que a evasão fiscal é um problema em todo o mundo e não apenas do Panamá, disse esta sexta-feira o Presidente deste país, Juan Carlos Varela.

"Os Documentos do Panamá foram principalmente um tema mediático e expuseram um problema global. Colocou-se-lhe o nome do Panamá, porque foi uma empresa panamiana que sofreu a subtração de informação, mas o tema da evasão fiscal é um problema global", afirmou Varela a jornalistas.

O Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ, na sigla em inglês) divulgou informação, na quarta-feira, oriunda de uma nova fuga, com mais de 175 mil empresas 'offshore' nas Bahamas.

A divulgação desta informação ocorre cinco meses depois de se conhecerem os Documentos do Panamá, que revelaram a contratação dos serviços do escritório de advogados panamiano Mossack Fonseca, por centenas de personalidades de todo o mundo, para a abertura de sociedades offshore em vários paraísos fiscais.

Lusa

  • Vem lá chuva

    País

    A chuva vai voltar a Portugal continental a partir de quarta-feira e pelo menos até domingo, enquanto as temperaturas mínimas deverão subir.