sicnot

Perfil

Mundo

Levantado recolher obrigatório em Charlotte, EUA

As autoridades de Charlotte, nos Estados Unidos da América, levantaram no domingo o recolher obrigatório decretado na sequência de violentas manifestações naquela cidade do estado da Carolina do Norte desencadeadas pela morte de um afroamericano às mãos da polícia.

O anúncio produz efeitos imediatos, pelo que à meia-noite (5:00 em Lisboa) a medida de recolher obrigatório não entrará em vigor, como ocorria desde a passada sexta-feira.

"A presidente da câmara [Jennifer] Roberts continua a instar a comunidade a reconciliar-se e a demonstrar a sua unidade de uma forma legal e pacífica", refere um comunicado oficial em que se anuncia o fim do recolher obrigatório.

Apesar do recolher obrigatório, centenas de pessoas mantiveram os protestos nas ruas nos últimos dias para lá da meia-noite, embora não se tenham repetido distúrbios e confrontos com a polícia como nos primeiros dias.

O centro de Charlotte é palco desde terça-feira de protestos por causa da morte de Keith Lamont Scott, um afroamericano de 43 anos atingido mortalmente pela polícia.

As autoridades divulgaram os vídeos das câmaras dos agentes envolvidos, em que se vê Scott a ser abatido, mas as imagens não permitem esclarecer se o homem estava armado, como argumenta a polícia.

Os familiares da vítima negam que Scott estivesse armado.

A divulgação dos vídeos era uma das principais reivindicações dos manifestantes.

Lusa

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.