sicnot

Perfil

Mundo

Levantado recolher obrigatório em Charlotte, EUA

As autoridades de Charlotte, nos Estados Unidos da América, levantaram no domingo o recolher obrigatório decretado na sequência de violentas manifestações naquela cidade do estado da Carolina do Norte desencadeadas pela morte de um afroamericano às mãos da polícia.

O anúncio produz efeitos imediatos, pelo que à meia-noite (5:00 em Lisboa) a medida de recolher obrigatório não entrará em vigor, como ocorria desde a passada sexta-feira.

"A presidente da câmara [Jennifer] Roberts continua a instar a comunidade a reconciliar-se e a demonstrar a sua unidade de uma forma legal e pacífica", refere um comunicado oficial em que se anuncia o fim do recolher obrigatório.

Apesar do recolher obrigatório, centenas de pessoas mantiveram os protestos nas ruas nos últimos dias para lá da meia-noite, embora não se tenham repetido distúrbios e confrontos com a polícia como nos primeiros dias.

O centro de Charlotte é palco desde terça-feira de protestos por causa da morte de Keith Lamont Scott, um afroamericano de 43 anos atingido mortalmente pela polícia.

As autoridades divulgaram os vídeos das câmaras dos agentes envolvidos, em que se vê Scott a ser abatido, mas as imagens não permitem esclarecer se o homem estava armado, como argumenta a polícia.

Os familiares da vítima negam que Scott estivesse armado.

A divulgação dos vídeos era uma das principais reivindicações dos manifestantes.

Lusa

  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.