sicnot

Perfil

Mundo

Maior topázio azul do mundo vai estar em exibição em Londres

© Peter Nicholls / Reuters

A partir de dia 19 de Outubro, o maior topázio azul do mundo vai poder ser admirado depois de ter estado guardado num cofre durante cerca de 30 anos. A pedra preciosa pesa dois quilos, tem cerca de 15 centímetros de comprimento e 9,381 quilates.

A pedra foi encontrada em meados dos anos 80, na Floresta da Amazónia, por um viajante britânico.

Depois da sua morte, o filho decidiu ceder o topázio ao museu nacional de história em Londres para uma exposição temporária. A pedra não está à venda, garante o filho do homem que a descobriu e, por isso, ainda ninguém lhe atribuiu um preço.

  • Presidente visita zonas afetadas pelos fogos
    2:00

    País

    Numa visita inesperada, o Presidente da República esteve esta manhã em Vouzela, um dos concelhos mais atingidos pelos incêndios. Marcelo Rebelo de Sousa vai estar nos próximos dias no distrito de Viseu.

  • "Viverei com o peso na consciência até ao último dia"
    3:00
  • A fotografia que está a correr (e a impressionar) o Mundo

    Mundo

    A fotografia de uma cadela a carregar, na boca, o cadáver calcinado da cria está a comover o mundo. Entre as muitas fotografias que mostram o cenário causado pelos incêndios que devastaram a Galiza nos últimos dias, esta está a causar especial impacto. O registo é do fotógrafo Salvador Sas, da agência EFE. A imagem pode impressionar os mais sensíveis.