sicnot

Perfil

Mundo

Maior topázio azul do mundo vai estar em exibição em Londres

© Peter Nicholls / Reuters

A partir de dia 19 de Outubro, o maior topázio azul do mundo vai poder ser admirado depois de ter estado guardado num cofre durante cerca de 30 anos. A pedra preciosa pesa dois quilos, tem cerca de 15 centímetros de comprimento e 9,381 quilates.

A pedra foi encontrada em meados dos anos 80, na Floresta da Amazónia, por um viajante britânico.

Depois da sua morte, o filho decidiu ceder o topázio ao museu nacional de história em Londres para uma exposição temporária. A pedra não está à venda, garante o filho do homem que a descobriu e, por isso, ainda ninguém lhe atribuiu um preço.

  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.