sicnot

Perfil

Mundo

Maioria dos eleitores colombianos vão votar "sim" pelo acordo de paz

O "sim" ao acordo de paz assinado segunda-feira entre as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia e o Governo colombiano lidera a intenção de voto no referendo que o país vai realizar domingo, segundo duas sondagens divulgadas esta terça-feira.

As sondagens, as últimas antes do referendo para aprovar ou rejeitar o acordo de paz, dão a maioria ao "sim" com a intenção de voto a variar entre 55 e 66%.

Segundo a pesquisa do instituto Datexco, publicada pelo jornal El Tiempo e da Rádio W, 55% dos colombianos vão votar 55% e 36% vão votar "não", contra 4,7% de indecisos e de 3,7 que não se pronunciam.

A sondagem foi realizada ao telefone entre 24 e 26 de setembro junto de 2.100 eleitores, com uma margem de erro de 2,13%.

Uma segunda sondagem realizada entre 21 e 25 de setembro pelo instituto Ipsos Napoleon Franco e divulgada pela rádio RCN e pela revista Semana, 66% das pessoas questionadas pronunciaram-se a favor do "sim" e 34% a favor do "não".

O referendo de 02 de outubro é um mecanismo não vinculativo, mas que o Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, defende que serve para dar uma maior legitimidade à paz.

Lusa

  • Presidente da Colômbia anuncia cessar fogo com as FARC
    0:34

    Mundo

    O Presidente da Colômbia anunciou, esta quinta-feira, um cessar-fogo definitivo com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC). Juan Manuel Santos fez esta declaração um dia depois do anúncio de um acordo de paz entre o Governo e as FARC, que põe fim a mais de 50 anos de conflito civil.

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.