sicnot

Perfil

Mundo

Obama nomeaia Jeffrey DeLaurentis como embaixador em Cuba

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nomeou esta terça-feira o diplomata Jeffrey DeLaurentis, atual chefe da missão norte-americana em Havana, como próximo embaixador do país em Cuba.

"Hoje, estou orgulhoso por nomear Jeffrey DeLaurentis para ser o primeiros embaixador dos Estados Unidos em Cuba em mais de 50 anos. A liderança de Jeff tem sido vital ao longo da normalização das relações entre os Estados Unidos e Cuba e a nomeação de um embaixador é um passo em frente para uma relação mais normal e produtiva entre os nossos países", afirmou Barack Obama.

Barack Obama assegurou também que "não há nenhum servidor público mais adequado para melhorar as relações com o povo cubano e promover os interesses dos Estados Unidos em Cuba do que Jeff (Jeffrey DeLaurentis)".

O Presidente norte-americano enviou hoje a nomeação do embaixador para o Senado, para ser confirmada.

Os Estados Unidos e Cuba anunciaram o reinício das suas relações em finais de 2014, um processo de normalização que se consolidou com a abertura de embaixadas de ambos os países em 2015 e a visita de Barack Obama a Havana, em março passado.

Lusa

  • Cuba insiste que Estados Unidos terminem embargo

    Mundo

    O Governo cubano insistiu esta sexta-feira no pedido aos Estados Unidos para que terminem o "bloqueio", que considera anacrónico no novo contexto de relações entre os dois países e que causou prejuízos superiores a 125 mil milhões de dólares.

  • Obama quer encerrar definitivamente Guantánamo

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos insistiu esta quinta-feira na "vontade firme" de encerrar o centro de detenção de Guantánamo (Cuba) depois de o candidato republicano à sua sucessão, Donald Trump, ter defendido que, se eleito. encherá Guantánamo de "tipos sujos".

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.