sicnot

Perfil

Mundo

Obama nomeaia Jeffrey DeLaurentis como embaixador em Cuba

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nomeou esta terça-feira o diplomata Jeffrey DeLaurentis, atual chefe da missão norte-americana em Havana, como próximo embaixador do país em Cuba.

"Hoje, estou orgulhoso por nomear Jeffrey DeLaurentis para ser o primeiros embaixador dos Estados Unidos em Cuba em mais de 50 anos. A liderança de Jeff tem sido vital ao longo da normalização das relações entre os Estados Unidos e Cuba e a nomeação de um embaixador é um passo em frente para uma relação mais normal e produtiva entre os nossos países", afirmou Barack Obama.

Barack Obama assegurou também que "não há nenhum servidor público mais adequado para melhorar as relações com o povo cubano e promover os interesses dos Estados Unidos em Cuba do que Jeff (Jeffrey DeLaurentis)".

O Presidente norte-americano enviou hoje a nomeação do embaixador para o Senado, para ser confirmada.

Os Estados Unidos e Cuba anunciaram o reinício das suas relações em finais de 2014, um processo de normalização que se consolidou com a abertura de embaixadas de ambos os países em 2015 e a visita de Barack Obama a Havana, em março passado.

Lusa

  • Cuba insiste que Estados Unidos terminem embargo

    Mundo

    O Governo cubano insistiu esta sexta-feira no pedido aos Estados Unidos para que terminem o "bloqueio", que considera anacrónico no novo contexto de relações entre os dois países e que causou prejuízos superiores a 125 mil milhões de dólares.

  • Obama quer encerrar definitivamente Guantánamo

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos insistiu esta quinta-feira na "vontade firme" de encerrar o centro de detenção de Guantánamo (Cuba) depois de o candidato republicano à sua sucessão, Donald Trump, ter defendido que, se eleito. encherá Guantánamo de "tipos sujos".

  • A Verdade sobre a Mentira
    35:13
  • Elemento dos Super Dragões com medida de coação mais gravosa
    1:37

    Desporto

    Os seis arguidos da Operação Jogo Duplo, que investiga crimes de corrupção e viciação de resultados na II Liga de futebol, saíram em liberdade. A medida de coação mais gravosa é para um membro da claque Super Dragões, que terá de pagar uma caução de 5 mil euros.

  • "A Venezuela sofreu um Madurazo"
    0:32
  • "Leiam os meus lábios. Não!"
    0:12

    Mundo

    Vladimir Putin participou esta quinta-feira numa conferência, no Ártico. Questionado sobre se a Rússia tinha interferido nas últimas eleições dos Estados Unidos da América, o Presidente voltou a negar qualquer interferência, com uma frase que pensava pertencer a Ronald Reagan, mas que na verdade foi proferida por George Bush.

  • A provocação de Juncker a Trump
    0:40

    Mundo

    Jean-Claude Juncker lançou esta quinta-feira uma provocação a Donald Trump. No último dia do congresso do PPE, o presidente da Comissão Europeia disse que, se Trump incentivar outros países a sair da União Europeia, ele próprio vai apoiar a independência do Ohio e do Texas