sicnot

Perfil

Mundo

Obama nomeaia Jeffrey DeLaurentis como embaixador em Cuba

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nomeou esta terça-feira o diplomata Jeffrey DeLaurentis, atual chefe da missão norte-americana em Havana, como próximo embaixador do país em Cuba.

"Hoje, estou orgulhoso por nomear Jeffrey DeLaurentis para ser o primeiros embaixador dos Estados Unidos em Cuba em mais de 50 anos. A liderança de Jeff tem sido vital ao longo da normalização das relações entre os Estados Unidos e Cuba e a nomeação de um embaixador é um passo em frente para uma relação mais normal e produtiva entre os nossos países", afirmou Barack Obama.

Barack Obama assegurou também que "não há nenhum servidor público mais adequado para melhorar as relações com o povo cubano e promover os interesses dos Estados Unidos em Cuba do que Jeff (Jeffrey DeLaurentis)".

O Presidente norte-americano enviou hoje a nomeação do embaixador para o Senado, para ser confirmada.

Os Estados Unidos e Cuba anunciaram o reinício das suas relações em finais de 2014, um processo de normalização que se consolidou com a abertura de embaixadas de ambos os países em 2015 e a visita de Barack Obama a Havana, em março passado.

Lusa

  • Cuba insiste que Estados Unidos terminem embargo

    Mundo

    O Governo cubano insistiu esta sexta-feira no pedido aos Estados Unidos para que terminem o "bloqueio", que considera anacrónico no novo contexto de relações entre os dois países e que causou prejuízos superiores a 125 mil milhões de dólares.

  • Obama quer encerrar definitivamente Guantánamo

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos insistiu esta quinta-feira na "vontade firme" de encerrar o centro de detenção de Guantánamo (Cuba) depois de o candidato republicano à sua sucessão, Donald Trump, ter defendido que, se eleito. encherá Guantánamo de "tipos sujos".

  • Cinco anos depois do incêndio na Serra do Caldeirão
    5:24
  • Destaques económicos que marcaram a semana
    2:03

    Economia

    A semana ficou marcada pela tragédia provocada pelos incêndios no centro do país. No entanto importa olhar para o que se passou noutras áreas e fazer um resumo das notícias relacionadas com a economia. 

  • Quer conhecer os cães mais feios do mundo?
    1:15

    Mundo

    Na Califórnia, nos Estados Unidos, já foi eleito o cão mais feio do mundo de 2017, num concurso que se repete há 29 anos. Com 57 quilos, Martha recebeu a distinção enquanto ressonava no palco.