sicnot

Perfil

Mundo

Obama nomeaia Jeffrey DeLaurentis como embaixador em Cuba

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nomeou esta terça-feira o diplomata Jeffrey DeLaurentis, atual chefe da missão norte-americana em Havana, como próximo embaixador do país em Cuba.

"Hoje, estou orgulhoso por nomear Jeffrey DeLaurentis para ser o primeiros embaixador dos Estados Unidos em Cuba em mais de 50 anos. A liderança de Jeff tem sido vital ao longo da normalização das relações entre os Estados Unidos e Cuba e a nomeação de um embaixador é um passo em frente para uma relação mais normal e produtiva entre os nossos países", afirmou Barack Obama.

Barack Obama assegurou também que "não há nenhum servidor público mais adequado para melhorar as relações com o povo cubano e promover os interesses dos Estados Unidos em Cuba do que Jeff (Jeffrey DeLaurentis)".

O Presidente norte-americano enviou hoje a nomeação do embaixador para o Senado, para ser confirmada.

Os Estados Unidos e Cuba anunciaram o reinício das suas relações em finais de 2014, um processo de normalização que se consolidou com a abertura de embaixadas de ambos os países em 2015 e a visita de Barack Obama a Havana, em março passado.

Lusa

  • Cuba insiste que Estados Unidos terminem embargo

    Mundo

    O Governo cubano insistiu esta sexta-feira no pedido aos Estados Unidos para que terminem o "bloqueio", que considera anacrónico no novo contexto de relações entre os dois países e que causou prejuízos superiores a 125 mil milhões de dólares.

  • Obama quer encerrar definitivamente Guantánamo

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos insistiu esta quinta-feira na "vontade firme" de encerrar o centro de detenção de Guantánamo (Cuba) depois de o candidato republicano à sua sucessão, Donald Trump, ter defendido que, se eleito. encherá Guantánamo de "tipos sujos".

  • MIT quer humanos a ajudar máquinas a decidir (quem morre)

    Mundo

    A "Máquina Moral" é uma plataforma online que recolhe a perspetiva humana em decisões que terão de ser tomadas por uma máquina. Por exemplo, quando um carro sem condutor se depara com o dilema do mal menor: em quem acertar - para evitar outros - num acidente de viação.

  • Daesh transforma drones em bombardeiros 

    Daesh

    As estratégias de combate do Daesh têm vindo a sofrer alterações, bem como a capacidade das forças militares iraquianas para confrontar e derrotar o inimigo. De acordo com o responsável do Exército dos EUA Brett Sylvia, comandante militar no Iraque, a tática mais recente desenvolvida pelo Daesh consiste em usar drones de uso comercial em pequenos bombardeiros, capazes de transportar e lançar granadas.