sicnot

Perfil

Mundo

Relatório denuncia fenómeno das "mulheres descartáveis"

reuters

Académicos da Universidade de Lincoln denunciam uma prática levada a cabo por homens asiáticos de nacionalidade britânica - o abuso e abandono das mulheres com quem casam, tornando-as "descartáveis", como classifica o relatório.

O relatório chama a atenção para este fenómeno, de abandono nos casamentos "transnacionais".

Durante mais de um ano, os investigadores foram encontrando na Índia casos de mulheres vítimas deste fenómeno: depois de faustosos casamentos, os maridos vão viver para o Reino Unido, sob o pretexto de que é temporário.

Passam-se meses, e nalguns casos anos sem ver as mulheres, a cujas famílias começam a exigir o envio de dinheiro ou de bens valiosos.

Alguns levam temporariamente as mulheres ao território britânico, mas "devolvem-nas" depois, sob o pretexto de que vão de férias à Índia, retirando-lhes o passaporte. Nalguns casos, as mulheres descobriram que os maridos tinham já outras famílias no Reino Unido.

Segundo os investigadores, o abandono das mulheres por homens não-residentes na Índia tornou-se um fenómeno que se está a alastrar. O estudo foi conduzido entre 2013 e 2015 e incidiu em casos de mulheres abandonadas nas regiões de Déli, Punjab e Gujarat - estados indianos com uma longa história de emigração.

  • Rui Vitória não espera facilidades frente ao Tondela
    1:34

    Desporto

    O líder do campeonato, o Benfica, recebe este domingo o último classificado, o Tondela. Na conferência de antevisão do encontro, Rui Vitória afirmou que não espera facilidades. O treinador do Benfica falou ainda de Sebastian Coates.

  • O primeiro dia de Donald Trump na Casa Branca
    3:05
  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.