sicnot

Perfil

Mundo

Região das Américas é a primeira do mundo a ser declarada livre de sarampo

A região das Américas é a primeira do mundo a ser declarada livre do sarampo, de acordo com uma avaliação oficializada hoje por peritos internacionais durante o 55.º Conselho Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Em comunicado divulgado na página da OPAS na Internet, lê-se que a declaração foi entregue pelo Comité Internacional de Peritos de Documentação e Verificação da Eliminação do Sarampo, Rubéola e Síndrome de Rubéola Congénita nas Américas.

"Este resultado culmina um esforço de 22 anos que envolveu uma ampla administração da vacina contra o sarampo, a caxumba e a rubéola no continente" americano, segundo a nota.

O sarampo, que afeta sobretudo crianças, é uma doença viral que pode causar graves problemas de saúde, inclusive pneumonia, cegueira, inflamação do cérebro e, inclusive, morte.

Na sequência de um compromisso assumido em 1994 para acabar com a doença, o sarampo tornou-se agora na quinta doença prevenível por vacinação a ser eliminada da região, após a erradicação da varíola em 1971, da poliomielite em 1994 e da rubéola e síndrome de rubéola congénita em 2015.

"Antes de começar a vacinação maciça em 1980, o sarampo causava cerca de 2,6 milhões de mortes por ano no mundo e cerca de 101.800 óbitos somente nas Américas entre 1971 e 1979", recordam os autores do texto.

Segundo a OPAS, "um estudo sobre a efetividade da eliminação do sarampo na América Latina e no Caribe estima que, com a vacinação, os países da região preveniram 3,2 milhões de casos de sarampo e 16.000 mortes entre 2000 e 2020."

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente, reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do seu 22.º aniversário. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, se não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.