sicnot

Perfil

Mundo

O "contrabandista de brinquedos" que leva sorrisos às crianças sírias

Nos últimos quatro anos, um sírio-finlandês tem-se dedicado a levar sorrisos às crianças sírias. Este "herói" já cruzou a fronteira entre a Turquia e Síria 28 vezes, todas a pé, com 70 quilos de brinquedos. O percurso demora cerca de 16 horas. Aos 44 anos, Rami Adham é conhecido como o "contrabandista de brinquedos". Garante que o faz para ver as crianças sorrir.

"O sorriso que elas (as crianças) me dão, a gratidão... ajuda-as a esquecer que perderam as casas, as escolas e os brinquedos", disse à BBC.

Rami voltou recentemente à Síria para tentar levar brinquedos às crianças e outros bens para os que mais necessitam, mas não conseguiu encontrar uma rota segura e viu-se obrigado a regressar à Finlândia.

O local por onde costuma ir foi bombardeado por raides aéreos e nove pessoas morreram, incluindo dois amigos seus.

O "contrabandista" espera poder regressar em breve à Síria e deixa a promessa de que não faltarão brinquedos, porque "são a primeira coisa na lista".

Para além de distribuir brinquedos Rami ajuda a fornecer comida e outros bens de necessidade básica, através de uma associação Síria-Finlandesa, que fundou através de doações. A organização dedica-se agora a construir escolas em campos de refugiados.

  • Três irmãos resgatados dos escombros em Itália
    1:24
  • Porto Editora acusada de discriminação
    2:55
  • Graça Fonseca, a primeira governante a assumir-se homossexual
    1:02

    País

    A secretária de Estado da Modernização Administrativa deu uma entrevista ao Diário de Notícias onde assume a sua homossexualidade. É a primeira vez que um governante português o faz. Graça Fonseca assume esta posição pública como uma "afirmação política".

  • Governo quer entregar OE 2018 a 13 de outubro
    1:33
  • Casa Branca isolada devido a pacote suspeito

    Mundo

    A Casa Branca foi esta terça-feira isolada devido à presença de um pacote suspeito junto a uma das vedações que limitam o edifício governamental norte-americano. A situação já foi normalizada e o objeto retirado do local.