sicnot

Perfil

Mundo

Partido dos Trabalhadores e ministério alvos de operação policial no Brasil

A Polícia Federal brasileira desencadeou esta terça-feira de manhã uma operação para investigar o financiamento ilegal de campanhas do Partido dos Trabalhadores (PT) e um suposto esquema de fraude em concursos e contratos no Ministério das Cidades.

A operação denominada "Hidra de Lerna" executou 16 mandados de busca, incluindo um para a sede regional do PT no Estado da Bahia e outra para os escritórios da construtora OAS, uma das empresas envolvidas nos casos de corrupção na companhia petrolífera estatal Petrobras.

Antes de iniciar as buscas, os polícias foram autorizados a desencadear a ação pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), porque um dos investigados é o atual governador do Estado da Bahia, Rui Costa.

Estão também a ser investigados os ex-ministros das Cidades, Marcio Fortes e Mario Negroponte, este do Partido Progressista (PP).

Segundo uma nota publicada pela polícia federal, a "operação seria um desdobramento de três colaborações de investigados na Operação Acrónimo, já homologadas pela Justiça e em contínuo processo de validação pela Polícia Federal. De acordo com o que foi apurado, os investigados realizavam triangulações, com o objetivo de financiar ilegalmente campanhas eleitorais".

A polícia brasileira também pesquisa se "a empreiteira [OAS] sob investigação contratava de maneira fictícia empresas do ramo de comunicação especializadas na realização de campanhas políticas. Ela remunerava serviços prestados a partidos políticos e não à empresa do ramo de construção civil".

A investigação vai ainda verificar a ocorrência de fraudes em licitações e contratos no Ministério das Cidades.

Em comunicado, o Ministério das Cidades informou que "não recebeu qualquer notificação sobre as investigações da Polícia Federal".

"Com a força desta informação, o Ministério irá avaliar a sua capacidade de estabelecer um processo disciplinar administrativo imediatamente para investigar a queixa", lê-se no comunicado.

O Ministério das Cidades destacou ainda a sua "disponibilidade para colaborar com todas as informações necessárias para garantir a eficiência e a transparência na aplicação dos recursos relacionados".

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.