sicnot

Perfil

Mundo

Pentágono confirma bombardeamento contra líder da Al-Qaeda na Síria

O Departamento da Defesa dos Estados Unidos confirmou na segunda-feira o ataque contra o egípcio Abu al-Faraj al-Masri, um alto comandante da Al-Qaeda na Síria, apesar de não ter especificado se morreu.

"Forças norte-americanas levaram a cabo um ataque aéreo perto de Idlib, Síria, com o egípcio Abu al-Faraj al-Masri como alvo, um alto comandante da Al-Qaeda na Síria que tinha tido vínculos com Osama Bin Laden", informou o Pentágono em comunicado.

Segundo o comunicado, os Estados Unidos "ainda" estão a "avaliar os resultados do ataque".

"A sua morte, ao confirmar-se, pode alterar e degradar a coordenação entre os líderes da Al-Qaeda e os extremistas", acrescentou a Pentágono.

Antes de confirmar que o objetivo do bombardeamento era Al-Masri, o Departamento de Defesa norte-americano já tinha informado de um ataque, depois de circularem nas redes sociais rumores de que um alto dirigente da Jabat al-Nsra (previamente afiliada à Al-Qaeda) tinha sido morto.

Segundo essas informações, distribuídas pela Jabat Fateh al-Sham (novo nome da Jabat al-Nsra), e que incluem supostas fotos do cadáver, o clérigo egípcio morreu na província síria de Idlib.

Se se confirmar a morte de Al-Masri, cujo verdadeiro nome era Ahmed Salama Mabruk, este seria um dos mais duros golpes contra a organização islamita rebelde.

Al-Masri é considerado um dos líderes da organização na Síria e um operacional próximo do mais alto cargo da Al-Qaeda, também egípcio, Ayman al Zawahiri.

Lusa

  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.