sicnot

Perfil

Mundo

Nobel da Paz revelado hoje

© Scanpix Norway / Reuters

É anunciado às 10:00 o vencedor do prémio Nobel da Paz. Entre os possíveis distinguidos estão os habitantes das várias ilhas gregas que têm ajudado milhares de refugiados, os intervenientes no acordo nuclear iraniano, os "capacetes brancos" sírios ou vários ativistas russos.

O presidente da Colômbia e o líder das FARC tinham sido dados como favoritos ao prémio, mas vários especialistas dizem que o chumbo do acordo de paz em referendo deve ter riscado os nomes da lista.

No ano passado, o prémio foi atribuído ao Quarteto para o Diálogo Nacional na Tunísia, responsável pela transição democrática no país, onde decorreram os primeiros protestos da chamada Primavera Árabe, em 2011.

A distinção será anunciada em Oslo, capital da Noruega, pelo Comité Nobel norueguês, entidade que atribui o Nobel da Paz.

Os prémios Nobel nasceram da vontade do químico, engenheiro e industrial sueco Alfred Nobel (1833-1896) em doar a sua imensa fortuna para o reconhecimento de personalidades que prestassem serviços à humanidade.

Com Lusa

  • "Foi um golpe muito forte"
    1:41
  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • SIC acompanhou Francisco George no último dia como diretor-geral da Saúde
    6:20