sicnot

Perfil

Mundo

Nobel da Paz revelado hoje

© Scanpix Norway / Reuters

É anunciado às 10:00 o vencedor do prémio Nobel da Paz. Entre os possíveis distinguidos estão os habitantes das várias ilhas gregas que têm ajudado milhares de refugiados, os intervenientes no acordo nuclear iraniano, os "capacetes brancos" sírios ou vários ativistas russos.

O presidente da Colômbia e o líder das FARC tinham sido dados como favoritos ao prémio, mas vários especialistas dizem que o chumbo do acordo de paz em referendo deve ter riscado os nomes da lista.

No ano passado, o prémio foi atribuído ao Quarteto para o Diálogo Nacional na Tunísia, responsável pela transição democrática no país, onde decorreram os primeiros protestos da chamada Primavera Árabe, em 2011.

A distinção será anunciada em Oslo, capital da Noruega, pelo Comité Nobel norueguês, entidade que atribui o Nobel da Paz.

Os prémios Nobel nasceram da vontade do químico, engenheiro e industrial sueco Alfred Nobel (1833-1896) em doar a sua imensa fortuna para o reconhecimento de personalidades que prestassem serviços à humanidade.

Com Lusa

  • A fuga dos PIDES
    20:08
  • Dominado incêncio no centro de tratamento de resíduos da Tratolixo
    1:55

    País

    O fogo na Tratolixo, em Trajouce, deflagrou esta segunda-feira à noite. As chamas foram controladas a meio da manhã pelos bombeiros. No local estão 133 operacionais, apoiados por 51 veículos. O fogo não fez vítimas nem danos materiais. O vento dificultou o combate às chamas.

  • Duas execuções no mesmo dia pela primeira vez em 17 anos nos EUA

    Mundo

    O estado norte-americano do Arkansas (sul) executou, na noite de segunda-feira, dois condenados à morte, o que sucede pela primeira vez em 17 anos no país, anunciou a procuradora-geral daquele estado. Jack Jones e Marcel Williams, condenados separadamente na década de 1990 à pena capital por violação e assassínio, receberam uma injeção letal depois de diferentes tribunais terem rejeitado os respetivos recursos, afirmou Leslie Rutledge, em comunicado.