Poderá haver água no recém descoberto planeta semelhante à Terra

Desenho de Proxima b na órbita de Proxima Centauri

© ESO / Reuters

A superfície de Proxima b, o exoplaneta descoberto em agosto que é semelhante à Terra, poderá estar coberta de água. Se os dados se confirmarem, será outro "planeta azul".

O pequeno planeta Proxima b orbita em redor da estrela mais próxima do nosso sistema solar, Proxima Centauri, uma estrela anã vermelha a "apenas" 4,2 anos-luz. A sua descoberta foi anunciada a 24 de agosto, com a publicação de um artigo na revista Nature.

Proxima b tem uma massa parecida com a da Terra - 1,3 vezes - e orbita em redor da sua estrela a uma distância de 0,05 unidades astronómicas - um décimo da distância entre Sol e Mercúrio.

Está situado na "zona habitável" em relação à sua estrela, o que permite a presença de água líquida à superfície, condição necessária à existência de vida. Agora os cientistas encontraram indícios de que de facto pode existir um oceano, revelam num artigo a publicar no Astrophysical Journal Letters.

CNRS

Uma equipa internacional dirigida pelos investigadores do Centro Nacional francês para a investigação Científica (CNRS) e do Laboratório de Astrofísica de Marselha realizaram simulações para tentar determinar qual a constituição do exoplaneta e chegaram a dois cenários possíveis.

Hipótese 1:

Se é pequeno - os investigadores concluíram que o raio mínimo será próximo de 5.990 km - então é extremamente denso.

O seu núcleo será metálico e grande - dois terços da totalidade do planeta. O restante será constituído por um manto rochoso e, porque não, por alguma água.

Proxima b seria assim parecido com Mercúrio.

Hipótese 2:

Proxima b é maior, com um raio máximo de 8.920 km, constituído 50% por rochas e 50% por água. Toda esta água formaria um oceano imenso e profundo, com 200 km de profunidade, que cobriria toda a superfície do planeta.

Seria parecido com as luas que orbitam em redor de Júpiter ou de Saturno.

Dada a sua proximidade com a Terra, Proxima b poderá ser o primeiro exoplaneta a receber uma visita de uma sonda para desvendar os seus mistérios.

• "Não se reconstroem serviços públicos em dois anos"

O Ministro da Saúde diz que os problemas do Serviço Nacional de Saúde não se resolvem em dois anos nem se consegue reverter a trajetória de desinvestimento e delapidação dos serviços públicos até 2019, ou até ao final da legislatura. Em entrevista ao jornal Público e à rádio Renascença, Adalberto Campos Fernandes admitiu ainda que é contra a eutanásia, mas garante que o SNS estará pronto a aplicar a lei, se assim for decidido pelo Parlamento.

• Equipa especial de três magistradas investiga crimes ligados ao futebol

Desporto

A procuradora-Geral da República criou uma equipa com três magistradas para investigar os inquéritos relativos a crimes ligados ao futebol, que começou a trabalhar no início deste mês, no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP). Na edição do Tempo Extra desta quinta-feira, Rui Santos disse que a equipa promete reultados a curto prazo.

• Hoje é notícia

Esta 5ª feira fica marcada pelo debate no Parlamento sobre a paridade, com duas propostas de lei do Governo para aumentar quotas de representação dos sexos de 33,3 para 40% no poder político e nos cargos dirigentes da administração pública. Termina ainda hoje prazo para lesados do BES aderirem a fundo de compensação de perdas. Ao nível internacional, destaque para a proclamação do novo Presidente de Cuba.

• Mulher de português raptado em Moçambique faz apelo ao Governo

Salomé Sebastião, a mulher do empresário português raptado em julho de 2016, em Moçambique, foi esta quarta-feira ouvida na Comissão Parlamentar de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, no âmbito da petição entregue na Assembleia da República. A petição, subscrita por mais de quatro mil pessoas, pede aos deputados portugueses que pressionem as autoridades moçambicanas a investigar o paradeiro do português Américo Sebastião.

• Sismo de magnitude 5,5 no sul do Irão

Um sismo de magnitude 5,5 atingiu esta quinta-feira o sul do Irão, perto de uma unidade nuclear, abalando o Bahrein e outras áreas ao redor do Golfo Pérsico, segundo o Serviço Geológico dos EUA.

• "Oui, Monsieur - O Saco Azul do Marquês" (Parte I)

Operação Marquês

A acusação da Operação Marquês diz que, em 5 anos, foram pagos quase 36 milhões de euros de luvas a José Sócrates. A maior fatia veio do Grupo Espírito Santo. O Ministério Público fala em pagamentos por decisões políticas sobre negócios da PT, alegadamente em benefício de Ricardo Salgado. Além de Sócrates, também Zeinal Bava e Henrique Granadeiro terão recebido dezenas de milhões de euros do ex-banqueiro. Nesta primeira parte da reportagem "Oui, Monsieur - O Saco Azul do Marquês", começamos a seguir do rasto desse dinheiro, conduzidos pelas pistas deixadas à investigação, nos registos secretos de um director do Grupo Espírito Santo.

• "Oui, Monsieur - O Saco Azul do Marquês" (Parte II)

Operação Marquês

O Ministério Público estima que, em apenas 8 anos, a ES Enterprises movimentou mais de três mil milhões de euros. E sempre à margem de qualquer controlo. Na tese da Operação Marquês, foi desta empresa fantasma que saiu a maior parte das luvas alegadamente pagas por Ricardo Salgado a José Sócrates, Zeinal Bava, Henrique Granadeiro e Hélder Bataglia, por causa dos negócio da PT. Na primeira parte da grande reportagem "Oui, Monsieur - o saco azul do marquês" vimos como o chumbo da OPA da SONAE à PT terá sido o primeiro desses negócios.Agora, olhamos para outros pagamentos milionários e procuramos perceber o que está atrás desse alegado saco azul. A investigação concluiu que era financiado através de operações financeiras complexas, por vezes com dinheiro dos clientes do BES.