Poderá haver água no recém descoberto planeta semelhante à Terra

Desenho de Proxima b na órbita de Proxima Centauri

© ESO / Reuters

A superfície de Proxima b, o exoplaneta descoberto em agosto que é semelhante à Terra, poderá estar coberta de água. Se os dados se confirmarem, será outro "planeta azul".

O pequeno planeta Proxima b orbita em redor da estrela mais próxima do nosso sistema solar, Proxima Centauri, uma estrela anã vermelha a "apenas" 4,2 anos-luz. A sua descoberta foi anunciada a 24 de agosto, com a publicação de um artigo na revista Nature.

Proxima b tem uma massa parecida com a da Terra - 1,3 vezes - e orbita em redor da sua estrela a uma distância de 0,05 unidades astronómicas - um décimo da distância entre Sol e Mercúrio.

Está situado na "zona habitável" em relação à sua estrela, o que permite a presença de água líquida à superfície, condição necessária à existência de vida. Agora os cientistas encontraram indícios de que de facto pode existir um oceano, revelam num artigo a publicar no Astrophysical Journal Letters.

CNRS

Uma equipa internacional dirigida pelos investigadores do Centro Nacional francês para a investigação Científica (CNRS) e do Laboratório de Astrofísica de Marselha realizaram simulações para tentar determinar qual a constituição do exoplaneta e chegaram a dois cenários possíveis.

Hipótese 1:

Se é pequeno - os investigadores concluíram que o raio mínimo será próximo de 5.990 km - então é extremamente denso.

O seu núcleo será metálico e grande - dois terços da totalidade do planeta. O restante será constituído por um manto rochoso e, porque não, por alguma água.

Proxima b seria assim parecido com Mercúrio.

Hipótese 2:

Proxima b é maior, com um raio máximo de 8.920 km, constituído 50% por rochas e 50% por água. Toda esta água formaria um oceano imenso e profundo, com 200 km de profunidade, que cobriria toda a superfície do planeta.

Seria parecido com as luas que orbitam em redor de Júpiter ou de Saturno.

Dada a sua proximidade com a Terra, Proxima b poderá ser o primeiro exoplaneta a receber uma visita de uma sonda para desvendar os seus mistérios.

• Google anuncia alterações para combater notícias falsas

A Google vai utilizar as observações dos utilizadores e de avaliadores sobre os resultados das pesquisas para introduzir "melhorias" no seu algoritmo e combater o fenómeno das notícias falsas, anunciou a empresa no seu blogue corporativo.

• As diferentes faces de Maria

Qual é a imagem de Nossa Senhora que vem à sua mente quando o nome da Virgem católica é mencionado? Uma exposição numa cidade do interior do Brasil mostra que a Mãe de Jesus pode ter várias faces.

Correspondente SIC