Poderá haver água no recém descoberto planeta semelhante à Terra

Desenho de Proxima b na órbita de Proxima Centauri

© ESO / Reuters

A superfície de Proxima b, o exoplaneta descoberto em agosto que é semelhante à Terra, poderá estar coberta de água. Se os dados se confirmarem, será outro "planeta azul".

O pequeno planeta Proxima b orbita em redor da estrela mais próxima do nosso sistema solar, Proxima Centauri, uma estrela anã vermelha a "apenas" 4,2 anos-luz. A sua descoberta foi anunciada a 24 de agosto, com a publicação de um artigo na revista Nature.

Proxima b tem uma massa parecida com a da Terra - 1,3 vezes - e orbita em redor da sua estrela a uma distância de 0,05 unidades astronómicas - um décimo da distância entre Sol e Mercúrio.

Está situado na "zona habitável" em relação à sua estrela, o que permite a presença de água líquida à superfície, condição necessária à existência de vida. Agora os cientistas encontraram indícios de que de facto pode existir um oceano, revelam num artigo a publicar no Astrophysical Journal Letters.

CNRS

Uma equipa internacional dirigida pelos investigadores do Centro Nacional francês para a investigação Científica (CNRS) e do Laboratório de Astrofísica de Marselha realizaram simulações para tentar determinar qual a constituição do exoplaneta e chegaram a dois cenários possíveis.

Hipótese 1:

Se é pequeno - os investigadores concluíram que o raio mínimo será próximo de 5.990 km - então é extremamente denso.

O seu núcleo será metálico e grande - dois terços da totalidade do planeta. O restante será constituído por um manto rochoso e, porque não, por alguma água.

Proxima b seria assim parecido com Mercúrio.

Hipótese 2:

Proxima b é maior, com um raio máximo de 8.920 km, constituído 50% por rochas e 50% por água. Toda esta água formaria um oceano imenso e profundo, com 200 km de profunidade, que cobriria toda a superfície do planeta.

Seria parecido com as luas que orbitam em redor de Júpiter ou de Saturno.

Dada a sua proximidade com a Terra, Proxima b poderá ser o primeiro exoplaneta a receber uma visita de uma sonda para desvendar os seus mistérios.

• Pedrógão e o Governo das culpas dos outros

Opinião

Depois das revelações do ‘Expresso’ e do ‘i’, o primeiro-ministro e os ministros saíram à rua com uma estratégia muito bem definida: desmentir a existência de listas secretas e centrar as atenções no Ministério Público. Ao mesmo tempo, nas redes sociais, está em curso (mais) uma campanha contra os jornalistas. Os anónimos, com cartão de militante, que escrevem nessas páginas acusam os jornais das “mais rebuscadas teorias da conspiração”. Nada de novo portanto.

Bernardo Ferrão

• "A verdadeira questão são as imagens com que abrimos o Jornal, é um país que está a arder"

Opinião

A polémica em torno do número de vítimas da tragédia de Pedrógão Grande esteve em análise no Jornal da Noite. Miguel Sousa Tavares diz não compreender "que se faça disto uma questão política" e reitera que o foco deve centrar-se nas imagens de "um país que está a arder". O comentador SIC afirma ainda que "64 mortos num incêndio é um escândalo, um número absurdo".

Miguel Sousa Tavares

• "Hoje vi chover lume"
  • Quase mil bombeiros combatem chamas na Sertã

O incêndio que deflagrou no domingo, na Sertã, concelho de Castelo Branco, ainda não foi extinto. Perto de mil homens combatem as chamas no terreno, apoiados por 10 meios aéreos. O fogo tem frentes em Mação e Proença-a-Nova.

• Proteção Civil acusada de gestão errática no incêndio de Mação

O comandante dos Bombeiros de Constância e o vice-Presidente da Liga dos Bombeiros acusam a Proteção Civil de desviar meios do fogo de Mação, em Santarém, que eram essenciais para travar o incêndio. As chamas desceram da Sertã e acabaram por queimar uma casa de habitação.

• Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
  • A Minha Outra Pátria
  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

Daesh

Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

SIC

• Bebé Charlie Grad já não vai receber tratamento nos EUA

A mãe de Charlie Grad disse esta segunda-feira que o bebé poderia ter vivido uma vida normal, caso tivesse começado a receber tratamento cedo. Já o pai admitiu que o filho não iria viver até ao primeiro aniversário. O bebé foi diagnosticado com uma doença rara e um hospital em Inglaterra pediu permissão para desligar a ventilação artificial e fornecer-lhe cuidados paliativos. O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos aceitou e, até hoje, os pais travaram uma batalha na Justiça para suspender a decisão na esperança de irem tratar o filho nos Estados Unidos da América.