Poderá haver água no recém descoberto planeta semelhante à Terra

Desenho de Proxima b na órbita de Proxima Centauri

© ESO / Reuters

A superfície de Proxima b, o exoplaneta descoberto em agosto que é semelhante à Terra, poderá estar coberta de água. Se os dados se confirmarem, será outro "planeta azul".

O pequeno planeta Proxima b orbita em redor da estrela mais próxima do nosso sistema solar, Proxima Centauri, uma estrela anã vermelha a "apenas" 4,2 anos-luz. A sua descoberta foi anunciada a 24 de agosto, com a publicação de um artigo na revista Nature.

Proxima b tem uma massa parecida com a da Terra - 1,3 vezes - e orbita em redor da sua estrela a uma distância de 0,05 unidades astronómicas - um décimo da distância entre Sol e Mercúrio.

Está situado na "zona habitável" em relação à sua estrela, o que permite a presença de água líquida à superfície, condição necessária à existência de vida. Agora os cientistas encontraram indícios de que de facto pode existir um oceano, revelam num artigo a publicar no Astrophysical Journal Letters.

CNRS

Uma equipa internacional dirigida pelos investigadores do Centro Nacional francês para a investigação Científica (CNRS) e do Laboratório de Astrofísica de Marselha realizaram simulações para tentar determinar qual a constituição do exoplaneta e chegaram a dois cenários possíveis.

Hipótese 1:

Se é pequeno - os investigadores concluíram que o raio mínimo será próximo de 5.990 km - então é extremamente denso.

O seu núcleo será metálico e grande - dois terços da totalidade do planeta. O restante será constituído por um manto rochoso e, porque não, por alguma água.

Proxima b seria assim parecido com Mercúrio.

Hipótese 2:

Proxima b é maior, com um raio máximo de 8.920 km, constituído 50% por rochas e 50% por água. Toda esta água formaria um oceano imenso e profundo, com 200 km de profunidade, que cobriria toda a superfície do planeta.

Seria parecido com as luas que orbitam em redor de Júpiter ou de Saturno.

Dada a sua proximidade com a Terra, Proxima b poderá ser o primeiro exoplaneta a receber uma visita de uma sonda para desvendar os seus mistérios.

• Costa preparado para falar da renegociação da dívida no plano europeu

O primeiro-ministro não quer quebrar com as regras impostas pela UE e não vai dar o primeiro passo na renegociação da dívida, mas estará na linha da frente quando Bruxelas ceder. Em entrevista à RTP, António Costa garante que o Governo cumpriu tudo aquilo que acordou com o presidente demissionário da Caixa Geral de Depósitos, António Domingues.

• Benfica persegue oitavos da Liga dos Campeões

Desporto

O Benfica tenta hoje a qualificar-se para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, procurando uma vitória na receção ao Nápoles que lhe permita vencer o Grupo H e manter-se a salvo do perseguidor Besiktas.

• Parkinson pode ter início nos intestinos

Um novo estudo científico vem revelar que a doença de Parkinson pode não estar apenas no cérebro. A doença pode ter início nos intestinos e mais tarde migrar para o cérebro.

• Nova Deli é "altamente tóxica" para os cidadãos

Nova Deli foi considerada altamente tóxica para os cidadãos. A capital da Índia é considerada há mais de três anos a cidade mais poluída do mundo, mas só este ano se concluiu que é tão tóxica que é capaz de provocar doenças crónicas a quem lá vive.

• Condutores continuam com dúvidas em como circular numa rotunda

Circular nas rotundas continua a ser um problema para muitos condutores. Cerca de 3 mil foram multados nos últimos três anos depois da entrada em vigor do novo código, os números são avançados pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária. Os instrutores de condução dizem que a medida provoca mais confusão nas horas de ponta.