sicnot

Perfil

Mundo

Polícia alemã procura jovem sírio suspeito de preparar ataque à bomba

A9999/_Christian Zander

A polícia da região alemã da Saxónia procura um jovem sírio, de 22 anos, suspeito de preparar um ataque à bomba, segundo um comunicado publicado hoje e quando decorre uma grande operação policial em Chemnitz, no leste do país.

O alerta público da procura de Jaber Albakr, nascido em janeiro de 1994, em Saasaa/Damasco, foi colocado online (https://www.polizei.sachsen.de/de/45350.htm) enquanto ainda decorrem buscas na cidade de Chemnitz, a mais de 250 quilómetros de Berlim, na sequência de uma suspeita de preparação de um ataque com explosivos.

Nas redes sociais, a polícia solicitou, em alemão e em inglês, que a população permaneça nas suas casas na zona dentro do perímetro de segurança e que siga as instruções policiais.

"Por favor, não publiquem fotos ou vídeos das medidas policiais, caso contrário podem estar a colocar em risco a operação", lê-se noutra mensagem publicada no Twitter pela polícia.

À imprensa local, habitantes na zona vedada contaram terem sido acordados manhã cedo por agentes da polícia, armados com metralhadoras, que lhes disseram para sair dos edifícios. Os habitantes abandonaram a área em autocarros.

Foi evacuado pelo menos um bloco de apartamentos da zona conhecida como Fritz-Heckert, na parte Sul de Chemnitz e construída na época do regime comunista e que inclui 90 mil moradores.

A região da Saxónia foi cenário, nos últimos meses, de vários incidentes xenófobos, incluindo vários ataques contra centros de refugiados.

Lusa

  • Portugal vai fechar fronteiras durante a visita do Papa

    País

    O Conselho de Ministros aprovou hoje a reposição temporária do controlo de fronteiras durante a visita do papa Francisco em maio a Fátima. A reposição do controlo de fronteiras decorrerá entre 00:00 de 10 de maio e as 00:00 de 14 de maio.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.

  • Juncker reprova com ironia apoio de Trump

    Brexit

    O Presidente da Comissão Europeia disse hoje com ironia que promoverá a independência do Ohio ou de Austin, no Texas, em relação aos Estados Unidos se o presidente Donald Trump continuar a incitar países europeu a seguirem o Brexit.

  • "Civis devem ser prioridade absoluta no Iraque", diz Guterres

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, chegou hoje ao Iraque para abordar a situação da ajuda humanitária, e pediu que a proteção dos civis seja a "prioridade absoluta" à medida que as forças iraquianas batalham para retomar Mossul.

  • Fomos conhecer o novo Samsung S8
    1:42