sicnot

Perfil

Mundo

Polícia grega escolta crianças refugiadas à escola devido a protesto de pais

© Reuter

A polícia de uma aldeia do norte da Grécia teve de escoltar crianças refugiadas até à escola devido a um protesto de pais contra um programa nacional de educação de migrantes menores.

Cerca de 100 polícias formaram um corredor para permitir a chegada segura de cerca de 40 crianças sírias e afegãs à escola de Profitis, uma aldeia poucos quilómetros a norte de Salónica, segundo um jornalista da agência France-Presse no local.

Um número semelhante de pais, que pouco antes tinha fechado a cadeado o portão da escola, protestava brandindo bandeiras gregas e gritando insultos aos dirigentes escolares locais.

"As nossas crianças vão ser violadas e, depois, quem assume a responsabilidade?", gritou um pai.

"Disseram-nos que estas crianças foram vacinadas, mas não acreditamos neles", disse outro.

Cerca de 1.500 crianças refugiadas começaram hoje a ir às aulas em 20 escolas de toda a Grécia, no primeiro dia de um programa do Ministério da Educação que prevê incluir a 10.000 refugiados e migrantes menores até ao final do mês de outubro.

A polícia informou que não houve incidentes semelhantes noutras escolas incluídas no programa, nomeadamente em Atenas e arredores e em Salónica e arredores.

Segundo as autoridades, todas as crianças que participam no programa foram vacinadas.

Lusa

  • Cristas acusa Costa de mentir sobre acordo da concertação social
    3:01

    Economia

    A presidente do CDS acusou esta terça-feira o primeiro-ministro de mentir no debate quinzenal, ao dizer que o acordo da concertação social já estava assinado. Foi o momento mais aceso, com Assunção Cristas a dizer que António Costa não tem condições para chefiar o Governo.

  • Trump prestará juramento com a duas bíblias

    Mundo

    Donald Trump prestará juramento, na próxima sexta-feira, como o 45.º Presidente dos Estados Unidos, usando duas Bíblias - a sua, oferecida pela sua mãe, e a que Abraham Lincoln usou na sua posse, há 150 anos.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.

  • Esta foto pode salvar a sua vida

    Mundo

    Podemos até estar familiarizados com os sinais do cancro da mama, mas quando se trata de identificar sintomas visuais nos nossos próprios seios, já não é tão fácil. Por isto, uma designer resolveu mostrar como descobrir sinais através de uma ajuda improvável: limões.

    Rita Ferro Alvim