sicnot

Perfil

Mundo

Polícia grega escolta crianças refugiadas à escola devido a protesto de pais

© Reuter

A polícia de uma aldeia do norte da Grécia teve de escoltar crianças refugiadas até à escola devido a um protesto de pais contra um programa nacional de educação de migrantes menores.

Cerca de 100 polícias formaram um corredor para permitir a chegada segura de cerca de 40 crianças sírias e afegãs à escola de Profitis, uma aldeia poucos quilómetros a norte de Salónica, segundo um jornalista da agência France-Presse no local.

Um número semelhante de pais, que pouco antes tinha fechado a cadeado o portão da escola, protestava brandindo bandeiras gregas e gritando insultos aos dirigentes escolares locais.

"As nossas crianças vão ser violadas e, depois, quem assume a responsabilidade?", gritou um pai.

"Disseram-nos que estas crianças foram vacinadas, mas não acreditamos neles", disse outro.

Cerca de 1.500 crianças refugiadas começaram hoje a ir às aulas em 20 escolas de toda a Grécia, no primeiro dia de um programa do Ministério da Educação que prevê incluir a 10.000 refugiados e migrantes menores até ao final do mês de outubro.

A polícia informou que não houve incidentes semelhantes noutras escolas incluídas no programa, nomeadamente em Atenas e arredores e em Salónica e arredores.

Segundo as autoridades, todas as crianças que participam no programa foram vacinadas.

Lusa

  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, fez 100 dias este sábado. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52