sicnot

Perfil

Mundo

Estado de emergência na Turquia prolongado por mais três meses

O Parlamento turco ratificou esta terça-feira a decisão do Governo de prolongar por três meses do estado de emergência, instaurado após o fracassado golpe militar de 15 de julho.

O estado de emergência deverá ser prolongado por mais 90 dias a partir de 19 de outubro às 01:00 (hora local), de acordo com a votação parlamentar.

O voto revestiu-se de mera formalidade atendendo à confortável maioria garantida no hemiciclo pelo Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), a formação pós-islamita e conservadora do Presidente Recep Tayyip Erdogan.

No final de setembro, Erdogan pronunciou-se pelo prolongamento do estado de emergência, ao considerar "não ser suficiente" o período inicial de três meses, admitindo então a sua vigência até 12 meses.

Na sequência do golpe abortado, o estado de emergência foi imposto a 20 de julho com uma duração de três meses, que termina a 19 de outubro.

As autoridades de Ancara também justificam a recondução desta medida de exceção para prosseguirem as investigações sobre a tentativa de golpe de Estado, cuja responsabilidade foi atribuída ao ex-imã Fethullah Gülen, exilado nos Estados Unidos desde 1999.

As autoridades turcas têm vindo a deter ou a afastar dos seus cargos os acusados de envolvimento com a "rede Gülen" em todos os setores da sociedade: ministérios, educação, universidade, assuntos religiosos, magistratura, polícia, forças armadas, desporto, meio penitenciário, jornalistas.

Um último balanço de fonte oficial emitido no final de setembro referia-se a 32.000 detidos e 70.000 pessoas com processos judiciais.

Lusa

  • Ataque à bomba na Turquia mata pelo menos 18 pessoas
    1:51

    Mundo

    Pelo menos 18 pessoas morreram e perto de 30 ficaram feridas em mais um ataque à bomba este domingo de manhã na Turquia. Grande parte das vítimas são soldados de um posto da fronteira junto ao Iraque e ao Irão. Entre os feridos há vários civis. O ataque terrorista está a ser atribuído ao PKK, o partido dos trabalhadores do Curdistão.

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Ricardo Salgado constituído arguido e interrogado no DCIAP
    2:46

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES está a ser ouvido no DCIAP, a responder às questões do procurador Rosário Teixeira e do inspetor da Autoridade Tributária Paulo Silva. Têm sido levantadas dúvidas quanto ao dinheiro em contas de Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates, e suspeita-se que grande parte desses 20 milhões de euros tenham vindo de sociedades com ligação ao grupo Espírito Santo.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".