sicnot

Perfil

Mundo

Estado de emergência na Turquia prolongado por mais três meses

O Parlamento turco ratificou esta terça-feira a decisão do Governo de prolongar por três meses do estado de emergência, instaurado após o fracassado golpe militar de 15 de julho.

O estado de emergência deverá ser prolongado por mais 90 dias a partir de 19 de outubro às 01:00 (hora local), de acordo com a votação parlamentar.

O voto revestiu-se de mera formalidade atendendo à confortável maioria garantida no hemiciclo pelo Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), a formação pós-islamita e conservadora do Presidente Recep Tayyip Erdogan.

No final de setembro, Erdogan pronunciou-se pelo prolongamento do estado de emergência, ao considerar "não ser suficiente" o período inicial de três meses, admitindo então a sua vigência até 12 meses.

Na sequência do golpe abortado, o estado de emergência foi imposto a 20 de julho com uma duração de três meses, que termina a 19 de outubro.

As autoridades de Ancara também justificam a recondução desta medida de exceção para prosseguirem as investigações sobre a tentativa de golpe de Estado, cuja responsabilidade foi atribuída ao ex-imã Fethullah Gülen, exilado nos Estados Unidos desde 1999.

As autoridades turcas têm vindo a deter ou a afastar dos seus cargos os acusados de envolvimento com a "rede Gülen" em todos os setores da sociedade: ministérios, educação, universidade, assuntos religiosos, magistratura, polícia, forças armadas, desporto, meio penitenciário, jornalistas.

Um último balanço de fonte oficial emitido no final de setembro referia-se a 32.000 detidos e 70.000 pessoas com processos judiciais.

Lusa

  • Ataque à bomba na Turquia mata pelo menos 18 pessoas
    1:51

    Mundo

    Pelo menos 18 pessoas morreram e perto de 30 ficaram feridas em mais um ataque à bomba este domingo de manhã na Turquia. Grande parte das vítimas são soldados de um posto da fronteira junto ao Iraque e ao Irão. Entre os feridos há vários civis. O ataque terrorista está a ser atribuído ao PKK, o partido dos trabalhadores do Curdistão.

  • Passos nega que resultado das autárquicas ponham em causa liderança do PSD
    7:46
  • PS e PSD trocam acusações sobre Tancos
    1:18
  • Homens vítimas de violência doméstica
    31:17
  • Marcelo mergulha na baía de Luanda
    0:45
  • Marcelo garante que relações com Angola "estão vivas"
    1:50

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou esta segunda-feira as boas relações entre Portugal e Angola. À chegada a Luanda para a posse do novo Presidente angolano João Lourenço, o chefe de Estado português aproveitou para tomar um banho de mar.

  • Défice chegou aos 2.034 milhões em agosto
    1:51

    Economia

    O défice do Estado caiu 1.900 milhões de euros até agosto, em comparação com o ano passado. A recuperação da economia ajudou a baixar o défice, com mais receitas e impostos acima do esperado. Já a despesa pública ficou praticamente inalterada e os pagamentos do Estado em atraso subiram.

  • Morreu a egípcia que chegou a pesar 500 quilos

    Mundo

    A egípcia Eman Ahmed Abd El Aty, de 37 anos, que chegou a pesar 500 quilos, morreu num hospital de Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, devido a complicações cardíacas na sequência do seu excesso de peso.