sicnot

Perfil

Mundo

Rei de Espanha convoca partidos para evitar novas eleições

© POOL New / Reuters

O rei de Espanha convocou hoje novas consultas aos representantes dos partidos políticos com assento parlamentar para os dias 24 e 25 de outubro, na expetativa de evitar a realização de novas eleições em dezembro.

As datas para as novas consultas foram hoje comunicadas por Felipe VI à presidente do Parlamento espanhol, Ana Pastor.

Também foi divulgado hoje que o monarca espanhol estará presente na Cimeira Ibero-americana que irá decorrer entre 28 e 29 de outubro em Cartagena das Índias, na Colômbia, nos dias seguintes às consultas com os representantes partidários e em pleno debate de investidura caso seja proposto um nome para formar um novo governo.

Apesar deste calendário, fontes da Casa Real espanhola confirmaram hoje que Felipe VI mantém a intenção de estar presente na Cimeira Ibero-americana, encontro em que Espanha esteve sempre representada ao mais alto nível.

Felipe VI não tem de assistir ao debate de investidura, uma vez que o papel constitucional do monarca consiste em propor um nome ao Congresso (parlamento espanhol) para que o órgão representativo convoque uma sessão. Posteriormente, o líder do parlamento comunica o resultado da sessão de investidura ao rei.

Caso o candidato consiga a confiança da maioria do Congresso, o rei deve presidir à cerimónia de tomada de posse do novo chefe do executivo espanhol, bem como dos ministros que integram a equipa governativa.

A nova ronda de consultas anunciada hoje irá acontecer seis dias antes de terminar o prazo para a realização de um debate de investidura no parlamento espanhol e, desta forma, tentar evitar a realização de novas eleições, as terceiras num período de um ano, no próximo mês de dezembro.

O dia 31 de outubro (uma segunda-feira) é a data limite para que exista um novo primeiro-ministro investido. Um eventual novo debate de investidura já irá acontecer em plena contagem decrescente.

Na ausência de uma proposta de um candidato para a investidura, será desencadeada a dissolução das duas câmaras do parlamento e a convocação de novas eleições gerais "numa altura constitucionalmente adequada".

Num comunicado, a Casa real espanhola explicou que o monarca acordou com Ana Pastor que, quatro dias antes das consultas, a 20 de outubro, a presidente do parlamento irá entregar "uma relação dos representantes designados pelos grupos partidários com representação parlamentar" com os quais irá tentar encontrar um candidato para a investidura.

Nessa informação, a presidente do Congresso dos Deputados (câmara baixa do parlamento espanhol) irá comunicar quem irá representar o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), após a demissão de Pedro Sánchez do cargo de secretário-geral do partido.

Após a repetição das eleições gerais, a dia 26 de junho, Felipe VI convocou os líderes políticos em finais de julho para uma nova ronda de consultas e tentar uma nova investidura. Um mês depois, o líder do Partido Popular (PP) e primeiro-ministro em funções, Mariano Rajoy, não conseguiu o voto de confiança do hemiciclo.

Foi então a quarta ronda de consultas desde as eleições de 20 de dezembro de 2015.

Lusa

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Presidente do Montepio tranquiliza clientes do banco
    1:58

    Economia

    O presidente do Montepio garante que os clientes do banco podem estar seguros e reafirma que a instituição não tem qualquer exposição à Associação Mutualista. No programa da SIC Notícias Negócios da Semana, José Félix Morgado assumiu que é preciso separar ainda mais as duas instituições.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.