Rei de Espanha convoca partidos para evitar novas eleições

© POOL New / Reuters
11.10.2016 13h30
O rei de Espanha convocou hoje novas consultas aos representantes dos partidos políticos com assento parlamentar para os dias 24 e 25 de outubro, na expetativa de evitar a realização de novas eleições em dezembro.
As datas para as novas consultas foram hoje comunicadas por Felipe VI à presidente do Parlamento espanhol, Ana Pastor.
Também foi divulgado hoje que o monarca espanhol estará presente na Cimeira Ibero-americana que irá decorrer entre 28 e 29 de outubro em Cartagena das Índias, na Colômbia, nos dias seguintes às consultas com os representantes partidários e em pleno debate de investidura caso seja proposto um nome para formar um novo governo.
Apesar deste calendário, fontes da Casa Real espanhola confirmaram hoje que Felipe VI mantém a intenção de estar presente na Cimeira Ibero-americana, encontro em que Espanha esteve sempre representada ao mais alto nível.
Felipe VI não tem de assistir ao debate de investidura, uma vez que o papel constitucional do monarca consiste em propor um nome ao Congresso (parlamento espanhol) para que o órgão representativo convoque uma sessão. Posteriormente, o líder do parlamento comunica o resultado da sessão de investidura ao rei.
Caso o candidato consiga a confiança da maioria do Congresso, o rei deve presidir à cerimónia de tomada de posse do novo chefe do executivo espanhol, bem como dos ministros que integram a equipa governativa.
A nova ronda de consultas anunciada hoje irá acontecer seis dias antes de terminar o prazo para a realização de um debate de investidura no parlamento espanhol e, desta forma, tentar evitar a realização de novas eleições, as terceiras num período de um ano, no próximo mês de dezembro.
O dia 31 de outubro (uma segunda-feira) é a data limite para que exista um novo primeiro-ministro investido. Um eventual novo debate de investidura já irá acontecer em plena contagem decrescente.
Na ausência de uma proposta de um candidato para a investidura, será desencadeada a dissolução das duas câmaras do parlamento e a convocação de novas eleições gerais "numa altura constitucionalmente adequada".
Num comunicado, a Casa real espanhola explicou que o monarca acordou com Ana Pastor que, quatro dias antes das consultas, a 20 de outubro, a presidente do parlamento irá entregar "uma relação dos representantes designados pelos grupos partidários com representação parlamentar" com os quais irá tentar encontrar um candidato para a investidura.
Nessa informação, a presidente do Congresso dos Deputados (câmara baixa do parlamento espanhol) irá comunicar quem irá representar o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), após a demissão de Pedro Sánchez do cargo de secretário-geral do partido.
Após a repetição das eleições gerais, a dia 26 de junho, Felipe VI convocou os líderes políticos em finais de julho para uma nova ronda de consultas e tentar uma nova investidura. Um mês depois, o líder do Partido Popular (PP) e primeiro-ministro em funções, Mariano Rajoy, não conseguiu o voto de confiança do hemiciclo.
Foi então a quarta ronda de consultas desde as eleições de 20 de dezembro de 2015.
Lusa
Relacionados
-
Secretário-geral do PSOE vai tentar formar Governo
O secretário-geral do PSOE anunciou esta segunda-feira em Madrid que vai tentar formar um Governo "alternativo de mudança" para evitar terceiras eleições em Espanha, mas que o esforço vai depender do apoio sem hesitações que os militantes lhe venham a dar em congresso.
-
Eleições regionais em Espanha sem perspetivas de resolver impasse em Madrid
As Comunidades Autónomas espanholas da Galiza e País Basco realizam hoje eleições para os parlamentos regionais sem que haja grandes esperanças que ajudem a resolver o impasse político nacional e que evitem terceiras eleições gerais.
Na Homepage
-
-
- 6:23
Com a entrada de Salgado o caso EDP "passou a ter uma dimensão política"
19.04.2018 às 21h05
-
Costa anuncia aumento do salário mínimo em 2019
O secretário-geral do PS considerou que o seu Governo derrubou o mito de que a competitividade económica se faz com baixos salários e frisou que o salário mínimo nacional vai voltar a aumentar em 2019.
19.04.2018 às 23h12
- 1:48
- 1:19
Ministro não se compromete com subsídio de desemprego para recibos verdes
O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social não se compromete com o subsídio de desemprego para trabalhadores a recibos verdes. Vieira da Silva diz no entanto que é um dossiê que está em cima da mesa e que vai ser discutido em Conselho de Ministros.
19.04.2018 às 22h06
- 1:16
Partidos questionam prioridades do Governo após reposição de 5% dos salários
Bloco e PCP pedem esclarecimentos ao Governo sobre a intenção de repor 5% dos salários dos membros dos gabinetes políticos. Já o CDS não concorda com a medida e diz mesmo que não é adequada à situação do país.
19.04.2018 às 19h25
- 0:48
É importante que "as pessoas não tenham medo" de denunciar o tráfico humano
Manuel Albano, relator nacional para o tráfico de pessoas, concorda com a ideia de que é necessário continuar a investir na inspeção e na fiscalização para travar o tráfico de seres humanos, mas rejeita a denúncia do sindicato dos trabalhadores do SEF, que esta quinta-feira alertou para a "falta de controlo".
19.04.2018 às 22h14
-
Fenerbahce-Besiktas suspenso depois de agressão ao treinador Senol Gunes
O Fenerbahce-Besiktas, da segunda mão das meias-finais da Taça da Turquia de futebol, foi suspenso devido a problemas com o público, com o treinador dos forasteiros a ser atingido por um objeto vindo da bancada.
19.04.2018 às 21h26
-
Corpo do atleta encontrado na cidade sul-africana de Port Elizabeth
O corpo do atleta amador francês, desaparecido na madrugada do passado sábado, véspera de uma prova de triatlo em Port Elizabeth, foi descoberto, anunciou a polícia daquela cidade do sul da África do Sul.
19.04.2018 às 19h35
-
A era dos irmãos Castro
Desde 1959 Cuba foi governada por Fidel ou Raúl Castro. Na semana em que os cubanos elegeram um novo Presidente, olhamos para a era dos irmãos, desde a revolução cubana de 59 aos dias de hoje, passando por encontros com líderes políticos, personalidades como Che Guevara, Malcolm X ou Maradona, e ainda a reaproximação histórica com os Estados Unidos da América.
- 7:21
-
-
-
-
-
Subcomissão de Ética vai analisar regulação dos apoios às viagens de deputados
19.04.2018 às 21h57
-
- 3:01
-
Protesto de estudantes no Chile termina em confrontos com a polícia
Um protesto organizado por estudantes contra o presidente Sebastián Piñera, no Chile, terminou em confrontos com a polícia. Os estudantes só conseguiram avançar alguns quarteirões antes de pequenos grupos de manifestantes entrarem em confronto com as autoridades. Em resposta às pedras, garrafas e cocktails molotov, as forças de segurança viram-se obrigadas a utilizar gás lacrimogéneo. O protesto visava exigir ao Governo o financiamento integral das escolas públicas bem como o fornecimento de transporte gratuito para todos os alunos.
-
TV russa difunde testemunho sobre alegada encenação de ataque químico
A televisão pública russa Rossia 24 divulgou na quarta-feira à noite o testemunho de um rapaz que afirma ter participado numa encenação do presumível ataque químico de 7 de abril contra Douma, na Síria.
19.04.2018 às 18h14
-
O que faz um guaxinim às duas da manhã num quartel de bombeiros?
Os animais são muitas vezes os protagonistas de histórias incríveis ou até insólitas. Desde o cão mais pequeno ao urso mais assustador. Desta vez, o principal interveniente é um guaxinim, que foi levado até um quartel de bombeiros por uma dona muito preocupada. Porquê? O animal estava sob o efeito de drogas.
19.04.2018 às 20h40
-
"Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"
A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.
19.04.2018 às 20h31
-
Presidente do Uganda quer proibir sexo oral
O Presidente do Uganda emitiu um aviso público durante um conferência de imprensa anunciando que vai banir a prática de sexo oral no país. Yoweri Museveni justifica o ato, explicando que "a boca serve para comer".
19.04.2018 às 18h44
-
Fotos da semana
Nesta semana que agora termina, mostramos-lhe a atualidade nacional e internacional em imagens.