sicnot

Perfil

Mundo

Cáritas Portuguesa envia 25 mil euros para ajudar vítimas furacão no Haiti

A Cáritas Portuguesa anunciou esta quinta-feira o envio de 25 mil euros para ajudar as vítimas do furacão Matthew no Haiti, que deixou 473 mortos e 350 mil afetados.

A Cáritas do Haiti está a apoiar as comunidades atingidas com alimentos, abrigos e artigos de higiene, de acordo com um comunicado da congénere portuguesa.

O presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca, afirmou que a missão da instituição é "dar resposta a estas situações de emergência", lembrando vários projetos de apoio às vítimas do terramoto que assolou o Haiti em 2010, refere o mesmo comunicado.

O furacão Matthew fez pelo menos 473 mortos à sua passagem pelo Haiti, na semana passada, 75 desaparecidos e mais de 350 feridos, de acordo com o balanço ainda provisório da proteção civil divulgado na terça-feira.

Pelo menos 1,4 milhões de pessoas, numa população nacional estimada em 10,3 milhões, precisam de assistência de emergência, sublinhou na segunda-feira o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Além dos danos materiais, as autoridades e organizações humanitárias temem um forte ressurgimento da cólera, por causa das grandes inundações e da ausência de acesso a água potável e a produtos de higiene nas zonas atingidas.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.